A Vice-Prefeitura da Municipalidade de San José tem feito grandes esforços para promover a educação e a formação técnica, especialmente nos setores de vulnerabilidade social. Eles foram apoiados por meio de acompanhamento e treinamento a pessoas do município que estavam fora do sistema educacional formal; contratando professores com vasta experiência para prepará-los em matérias de ensino médio, para que pudessem apresentar esses conhecimentos ao Ministério da Educação Pública, no sistema aberto.
Através do Programa "Persiguiendo Sueños", dois projetos estão em andamento: "Retomo Mis Estudios" e "Prêmio ao Esforço".
Projeto "Retomo Mis Estudios":
O Programa "Retomo Mis Estudios" é um projeto que auxilia muitas pessoas no Cantão Central de San José, que, por diferentes circunstâncias, não conseguiram concluir seus estudos de ensino médio. Por isso, a prefeitura oferece a oportunidade de concluir esses estudos como um benefício para aqueles que precisam (por exemplo, donas de casa), que desejam empreender algo, ou pessoas desempregadas que não podem pagar por aulas particulares; todos eles com a necessidade de obter o diploma de ensino médio para melhorar sua condição socioeconômica.

En janeiro de 2017, iniciaram-se 4 grupos para se prepararem nas disciplinas de matemática, inglês, estudos sociais e biologia.
Em 2018, 6 grupos concluíram todas as 4 disciplinas. As aulas foram ministradas nas instalações designadas pela prefeitura, de segunda a quinta-feira, das 18:00 às 21:00.
No segundo semestre de 2018, em abril, ocorreu a matrícula, com a participação de cerca de mil moradores do Cantão Central de San José no processo. Graças a grandes esforços, foi possível oferecer a oportunidade às pessoas interessadas em receber essas aulas. Foram abertos 13 grupos em 6 disciplinas: matemática, inglês, espanhol, estudos sociais, biologia e cívica.
Posteriormente, foi necessário ampliar o número de grupos e contratar mais professores para atender à população interessada. Além disso, houve a necessidade de buscar outras instalações para acomodar esses novos grupos. Felizmente, salas de aula foram disponibilizadas em uma escola próxima à prefeitura, chamada Liceo Luis Dobles Segreda, onde mais 6 grupos foram atendidos, totalizando 13 grupos no geral.

En 2019, as aulas foram concentradas exclusivamente na prefeitura e atenderam a 8 grupos. No entanto, foi aberto mais um no Setor de Hatillo 5. Um total de 80 pessoas da comunidade se formaram como Bacharéis em Educação Secundária por Madureza.
Para 2020, o mesmo número de grupos foi mantido na prefeitura e foi aberto um em outra comunidade próxima chamada Hatillo 5, em um centro comunitário. Para melhorar a qualidade das aulas, foi adquirido mobiliário novo para as salas e foram instalados projetores interativos (quadros inteligentes).
Além disso, em 2020 está sendo implementada uma nova capacitação e oportunidades para os formados que não têm emprego e não tiveram a chance de ingressar no ensino superior. Eles receberão treinamento em conhecimentos básicos de finanças e outros, que lhes permitirá se destacar em pouco tempo, como caixas e em plataformas de serviços. Juntamente com o treinamento, eles terão duas ou três oportunidades de entrevistas para buscar emprego em instituições bancárias. É importante destacar que, para os moradores do cantão, esse serviço é totalmente gratuito.
Para a Municipalidade de San José, este projeto se tornou uma experiência extraordinária que superou todas as expectativas.
