São Bernardo do Campo: projetos para uma cidade melhor

Consagrada como Cidade Educadora em 2008, São Bernardo têm desenvolvido ações e projetos que corroboram como conceito de educar na cidade, com a cidade e para a cidade, promovendo aos estudantes e para a comunidade o sentimento de pertencimento e protagonismo.

Entre as ações desenvolvidas e alicerçadas nos princípios da Carta da Cidades Educadoras, estão o Infância Cidadã, o Projeto Educar Mais, o Projeto Escola de Portas Abertas e o Escola de Pais.

Desenvolvido pela Secretaria de Educação e respaldado por diversos princípios da Carta, o Projeto Infância Cidadã tem o objetivo de desenvolver a cidadania e a participação política de estudantes ampliando seus conhecimentos sobre o funcionamento da Câmara Municipal, o papel e a ação dos vereadores, a função e importância dos poderes Legislativo e Executivo Municipal na construção de uma cidade para todos.

A primeira ação a visita dos alunos finalistas do Concurso do Mascote da Campanha do Agasalho de 2018 ao Galpão da Secretaria de Ações Sociais.

Imagen
São Bernardo do Campo projetos para uma cidade melhor

O segundo momento do projeto consiste na visita do prefeito, acompanhado da secretária de educação, às unidades escolares para uma conversa com o conselho mirim que terá a oportunidade de conhecer o papel do Executivo, explicitar as ações e importância do conselho em sua escola e propor melhorias para a cidade. Em uma das visitas realizadas destacamos que os alunos da EMEB Maurício Caetano de Castro II estiveram com o prefeito e debateram temas como a estrutura da escola e ao mesmo tempo receberam conceitos sobre o funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciario.

Imagen
São Bernardo do Campo projetos para uma cidade melhor

Já o Programa Educar Mais tem como proposta principal a educação em tempo integral com a ampliação da carga horária diária dos alunos de quatro para nove horas, para a pré-escola e de cinco para nove horas, no ensino fundamental.  O projeto propõe uma organização curricular que mescla nos dois períodos de aula tanto as atividades da base comum, como as propostas da parte diversificada do currículo.

Por sua vez, o Projeto Escola de Portas Abertas parte do princípio de que a escola é um local privilegiado para promoção da cidadania e fortalecimento do protagonismo da comunidade escolar. Considera ainda que, ao disponibilizar seu espaço e tempo ociosos para a comunidade aos finais de semana e com a coordenação de um professor, amplia as oportunidades para o encontro, a troca de experiências e a convivência e consequentemente a promoção da cultura da paz.

O Projeto Escola de Pais visa promover maior aproximação entre família e escola, na perspectiva educacional e social, facilitando a promoção da educação integral da criança.

Outras iniciativas que merecem destaque são os “Sábados com a comunidade” e eventos ligados à inovação. Duas vezes ao ano nossas escolas promovem ações envolvendo as famílias e alunos com atividades relacionadas aos seus projetos políticos pedagógicos, aos finais de semana.

Além disso, os alunos da rede municipal também participam de iniciativas de aprendizagem criativa. Recentemente o município recebeu a visita de dois pesquisadores do MIT Media Lab (Laboratório de Mídias do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos).

Por fim, o Desfile Cívico-Militar é outro importante evento que ocorre todos os anos no aniversário da cidade que conta com aproximadamente 20 mil pessoas.

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

¿Cómo inscribirse?

Completá la solicitud

Juega con Ciudades Educadoras

Inicia el desafío