+54 0341 4802275 / 4802121

Experiencia destacada por Sao Bernardo do Campo: Tempo de Escola

O programa está qualificado pela municipalidade no âmbito da prestação de serviço educativo de qualidade, com prioridade ao atendimento às crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade; vem conotando à cidade a corresponsabilidade do processo, pois as crianças ocupam cerca de 56 espaços públicos; particulares; de associações de bairros; igrejas e clubes, transformando a cidade como instância educativa por excelência.

O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a ampliação da jornada escolar e a organização curricular. São Bernardo do campo aderiu ao Programa como uma das estratégias de implementação da política de ampliação de jornada no Ensino Fundamental. O Programa promoverá a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas aos alunos, envolvendo os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores, visando oferecer a Educação Integral, todos os dias. O Programa Mais Educação atenderá, prioritariamente, escolas de baixo IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) e aquelas localizadas em regiões com situações de vulnerabilidade social.

A segunda possibilidade de organização da Jornada Ampliada será a oferta de oficinas agrupadas em 3 áreas temáticas:

  • Corpo e Movimento
  • Cultura e Artes
  • Ludicidade

Nessas unidades os alunos participam das oficinas temáticas duas vezes por semana:

– Grupos segundas e quartas

– Grupos terças e quintas

Nesse contexto, para atingir satisfatoriamente o objetivo de ampliar as oportunidades educativas para alunos do ensino fundamental, as duas formas de organização da ampliação de jornada exigem uma gestão das ações de forma compartilhada entre a Secretaria de Educação, ONG e unidades escolares. Assim, a educação na rede municipal de São Bernardo do Campo irá, progressivamente, oferecer situações de aprendizagem que conectem as diversas dimensões do sujeito: cognitiva, afetiva, ética, social, lúdica, estética e física, bem como irá envolver diferentes atores sociais na consecução desse propósito.

Para a viabilização dessas atividades, foi necessário identificar quais poderiam ser os parceiros para a consolidação da proposta. Identificou-se que as organizações não governamentais da cidade, por meio de chamada pública, poderiam manifestar seu interesse, contar com a apresentação do projeto, identificar possibilidades na construção do programa de educação integral da Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo.

Experiencia destacada por Sao Bernardo do Campo: Tempo de Escola

Etiquetas

Categorías: 

Boletines institucionales

Descargá los boletines mensuales publicados por la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para Amércia Latina

VER TODOS