Experiencia destacada por Sao Bernardo do Campo: Tempo de Escola

O programa está qualificado pela municipalidade no âmbito da prestação de serviço educativo de qualidade, com prioridade ao atendimento às crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade; vem conotando à cidade a corresponsabilidade do processo, pois as crianças ocupam cerca de 56 espaços públicos; particulares; de associações de bairros; igrejas e clubes, transformando a cidade como instância educativa por excelência.

O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a ampliação da jornada escolar e a organização curricular. São Bernardo do campo aderiu ao Programa como uma das estratégias de implementação da política de ampliação de jornada no Ensino Fundamental. O Programa promoverá a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas aos alunos, envolvendo os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores, visando oferecer a Educação Integral, todos os dias. O Programa Mais Educação atenderá, prioritariamente, escolas de baixo IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) e aquelas localizadas em regiões com situações de vulnerabilidade social.

A segunda possibilidade de organização da Jornada Ampliada será a oferta de oficinas agrupadas em 3 áreas temáticas:

Corpo e Movimento
Cultura e Artes
Ludicidade
Nessas unidades os alunos participam das oficinas temáticas duas vezes por semana:

– Grupos segundas e quartas

– Grupos terças e quintas

Nesse contexto, para atingir satisfatoriamente o objetivo de ampliar as oportunidades educativas para alunos do ensino fundamental, as duas formas de organização da ampliação de jornada exigem uma gestão das ações de forma compartilhada entre a Secretaria de Educação, ONG e unidades escolares. Assim, a educação na rede municipal de São Bernardo do Campo irá, progressivamente, oferecer situações de aprendizagem que conectem as diversas dimensões do sujeito: cognitiva, afetiva, ética, social, lúdica, estética e física, bem como irá envolver diferentes atores sociais na consecução desse propósito.

Para a viabilização dessas atividades, foi necessário identificar quais poderiam ser os parceiros para a consolidação da proposta. Identificou-se que as organizações não governamentais da cidade, por meio de chamada pública, poderiam manifestar seu interesse, contar com a apresentação do projeto, identificar possibilidades na construção do programa de educação integral da Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo.

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

¿Cómo inscribirse?

Completá la solicitud

Juega con Ciudades Educadoras

Inicia el desafío