+54 0341 4802275 / 4802121

Belo Horizonte comemorou o primeiro Dia Internacional das Cidades Educadoras

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais (SMARI), atendeu ao chamado da Associação Internacional de cidades Educadoras para comemorar o Dia Internacional das Cidades Educadoras e para tal, se uniu ao Global Shapers, grupo ligado ao Fórum Econômico Mundial, para realizar o evento DECOLA – Cidades Educadoras em comemoração ao Dia Internacional das Cidades Educadoras.

O DECOLA é uma iniciativa do Global Shapers e é um projeto desenvolvido em parceria com educadores e gestores da rede pública e privada de Belo Horizonte, abarcando do ensino básico ao superior. Ele cria um espaço inovador de troca de práticas que visam inspirar os educadores da cidade. Em duas edições do evento, mais de 400 educadores de 60 instituições de ensino tiveram a oportunidade de se conectar com educadores inspiradores que estão inovando na educação. E através desta ação, valorizam-se os educadores da cidade e se multiplica o potencial de transformação dessas iniciativas.

Assim, a 3ª Edição do DECOLA foi carinhosamente pensada entorno da temática Cidade Educadora e, o evento realizado no dia 30 de novembro de 2016 reuniu professores e educadores da rede municipal e da rede privada de ensino de Belo Horizonte, estudantes de pedagogia e demais profissionais da educação em uma experiência inovadora de compartilhamento de práticas. O evento contou com a presença de aproximadamente 110 participantes e foi realizado através de uma parceria entre Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais e o Global Shapers, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e da Universidade Newton Paiva.

O Evento
O evento foi pensado em um formato enxuto. Compreendeu um Momento cultural ao início, com apresentação do Coral Sol das Gerais, falas de boas vindas realizadas pelos parceiros do evento ( Global Shapers,Universidade Newton, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte) e apresentações com duração de quinze minutos de acordo com os temas: aprender na cidade, aprender com a cidade,aprender a cidade e aprender para o mundo.

No tema aprender na cidade, a professora Arminda Aparecida apresentou o Projeto Escola Integrada, o qual ela coordena, e destacou a importância das atividades extracurriculares para a formação da criança e do adolescente e como o projeto permite aos alunos compreender a interdisciplinaridade do conteúdo aprendido em sala de aula.

No tema Aprender com a Cidade, a professora Mayrce Freitas, responsável pela Gerência de Coordenação da Educação Infantil, elencou as deficiências dos espaços culturais pouco preparados para receber e realizar atividades recreativas com crianças na primeira infância. Assim, ela apresentou os avanços obtidos por sua gerencia desde o início do seu trabalho – hoje a cidade conta com mais de 30 espaços culturais preparados para este tipo de atendimento.

Para realizar a exposição no tema Aprender a Cidade, convidou-se a ONG Amar é Simples, representada na ocasião por um de seus membros, Lucas Carvalho. Lucas apresentou o Projeto Conscientização Política, um dos projetos da ONG, que tem por objetivo levar aos alunos de ensino médio e a grandes grupos de trabalhadores informações sobre o sistema político brasileiro, esclarecendo de forma leve e acessível, a importância do voto e como se dividem os três poderes nacionais.

Por fim, para abordar o tópico Aprender para o Mundo, foi convidado Evando Neiva, Presidente da Conspiração Mineira para a Educação. Evando contribuiu com sua experiência no segmento da educação e ressaltou a importância de atuar em rede e “pensar fora da caixa” para buscar melhorias na educação e provocar mudanças no contexto em que se está inserido.

Belo Horizonte comemorou o primeiro Dia Internacional das Cidades Educadoras

Etiquetas

Categorías: 

Boletines institucionales

Descargá los boletines mensuales publicados por la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras Delegación para Amércia Latina

VER TODOS