Visitas de intercâmbio técnico de experiências entre as cidades argentinas de San Justo e General Alvear

No marco de uma agenda de intercâmbio e encontro educativo desenvolvida desde o mês de maio de 2022, as cidades argentinas de San Justo (Santa Fe) e General Alvear (Mendoza) efetuaram uma visita e encontro técnico de intercâmbio de experiências educativas das suas cidades. Como expressou Monica Astore, Diretora de Educação da cidade de San Justo, esta é uma experiência única para ambos governos locais que permite “nutrir um projeto articulado em relação à infância como política pública”. Assim, durante os dias 4, 5 e 6 de setembro, funcionários/as da cidade de San Justo, cidade coordenadora da Rede Argentina de Cidades Educadoras (RACE), foram recebidos pela equipe da cidade de General Alvear.

Imagem
Visitas de intercambio técnico de experiencias entre las ciudades argentinas de San Justo y General Alvear

 prefeito de General Alvear, Walther Marcolini, enfatizando o trabalho conjunto realizado dentro da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), realçou que estes encontros são “a oportunidade de apostar à educação como ferramenta verdadeira de transformação em uma sociedade, e estamos fazendo isso com ações concretas”.

De outra parte, o prefeito de San Justo, Nicolás Cuesta, distinguindo à educação desde a primeira infância como uma decisão política forte, declarou que “hoje estamos aqui, devolvendo a visita para aprender a fazê-lo melhor porque temos certeza que devemos ser mais eficientes com os nossos recursos”.

Carina Lucero, Coordenadora Geral de Planificação e Relações Internacionais de General Alvear, destacou que estas experiências potencializadas por San Justo e Alvear as constituem em cidades pioneiras em ter um convênio de cooperação que lhes permite movimentar equipes técnicas de uma cidade a outra, possibilitando uma experiência de imersão no país. Neste sentido, a funcionária comunicou “San Justo e Alvear somos parte de uma rede de cidades de distintas partes do mundo com a convicção de que a educação passa pelas cidades e que cada cidade deve se apropriar do compromisso com a educação”.

Imagem
Visitas de intercambio técnico de experiencias entre las ciudades argentinas de San Justo y General Alvear

Na visita, o contingente de San Justo recorreu diversos jardins maternais, entre eles o J.C.M N° 194 “Luna de Papel”, o J.C.M. N° 239 “Estrellitas de Colores”, o J.M N° 404 “Ayun”, o J.C.M N° 336 “Ojos de Cielo”, o J.C.M N° 301 “Castillitos de mis Sueños” e o J.C.M N° 390 “Semillitas de Esperanza”, onde conheceram os projetos e atividades desenvolvidas nessas unidades educativas.

Imagem
Visitas de intercambio técnico de experiencias entre las ciudades argentinas de San Justo y General Alvear

Além disso, visitaram o Museu de Ciências Naturais “Rafael Reinoso”, o Centro Integrador Comunitário B° Soemga –onde conheceram diversas oficinas municipais como o café literário, oficina de fantoches, alimentação saudável- e o Poliesportivo “Deportistas Alvearenses” –onde conheceram o programa de Diana Montoya Danza Fusión, um espaço/oficina sobre educação emocional e corporal-.

Imagem
Visitas de intercambio técnico de experiencias entre las ciudades argentinas de San Justo y General Alvear

Entre os momentos culturais principais, a delegação de San Justo presenciou a atuação da Banda e Ballet Municipal e conheceu a exposição artística de Carlos Ocaña. Aliás, visitou o Cine Teatro “Antonio Lafalla” com as apresentações da Orquestra “Barroquettes”, a Escola “Alas del Viento” e a experiência Montessori com o eixo na música.

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio