No marco de uma agenda de intercâmbio e encontro educativo desenvolvida desde o mês de maio de 2022, as cidades argentinas de San Justo (Santa Fe) e General Alvear (Mendoza) efetuaram uma visita e encontro técnico de intercâmbio de experiências educativas das suas cidades. Como expressou Monica Astore, Diretora de Educação da cidade de San Justo, esta é uma experiência única para ambos governos locais que permite “nutrir um projeto articulado em relação à infância como política pública”. Assim, durante os dias 4, 5 e 6 de setembro, funcionários/as da cidade de San Justo, cidade coordenadora da Rede Argentina de Cidades Educadoras (RACE), foram recebidos pela equipe da cidade de General Alvear.

prefeito de General Alvear, Walther Marcolini, enfatizando o trabalho conjunto realizado dentro da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), realçou que estes encontros são “a oportunidade de apostar à educação como ferramenta verdadeira de transformação em uma sociedade, e estamos fazendo isso com ações concretas”.
De outra parte, o prefeito de San Justo, Nicolás Cuesta, distinguindo à educação desde a primeira infância como uma decisão política forte, declarou que “hoje estamos aqui, devolvendo a visita para aprender a fazê-lo melhor porque temos certeza que devemos ser mais eficientes com os nossos recursos”.
Carina Lucero, Coordenadora Geral de Planificação e Relações Internacionais de General Alvear, destacou que estas experiências potencializadas por San Justo e Alvear as constituem em cidades pioneiras em ter um convênio de cooperação que lhes permite movimentar equipes técnicas de uma cidade a outra, possibilitando uma experiência de imersão no país. Neste sentido, a funcionária comunicou “San Justo e Alvear somos parte de uma rede de cidades de distintas partes do mundo com a convicção de que a educação passa pelas cidades e que cada cidade deve se apropriar do compromisso com a educação”.

Na visita, o contingente de San Justo recorreu diversos jardins maternais, entre eles o J.C.M N° 194 “Luna de Papel”, o J.C.M. N° 239 “Estrellitas de Colores”, o J.M N° 404 “Ayun”, o J.C.M N° 336 “Ojos de Cielo”, o J.C.M N° 301 “Castillitos de mis Sueños” e o J.C.M N° 390 “Semillitas de Esperanza”, onde conheceram os projetos e atividades desenvolvidas nessas unidades educativas.

Além disso, visitaram o Museu de Ciências Naturais “Rafael Reinoso”, o Centro Integrador Comunitário B° Soemga –onde conheceram diversas oficinas municipais como o café literário, oficina de fantoches, alimentação saudável- e o Poliesportivo “Deportistas Alvearenses” –onde conheceram o programa de Diana Montoya Danza Fusión, um espaço/oficina sobre educação emocional e corporal-.

Entre os momentos culturais principais, a delegação de San Justo presenciou a atuação da Banda e Ballet Municipal e conheceu a exposição artística de Carlos Ocaña. Aliás, visitou o Cine Teatro “Antonio Lafalla” com as apresentações da Orquestra “Barroquettes”, a Escola “Alas del Viento” e a experiência Montessori com o eixo na música.