Propõe-se uma alternativa focada em apresentar a Associação, seu impacto e sua transcendência para os municípios, eliminando conteúdo que poderia ir para uma seção de "Como se Associar":
O movimento de Cidades Educadoras nasceu em Barcelona em 1990, com a visão de um grupo de governos locais que acreditaram na educação como motor central para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Desde esse primeiro Congresso Internacional, consolidamo-nos como uma Associação Internacional, formalizada em 1994, comprometida em transformar cada cidade em um espaço de aprendizagem e desenvolvimento contínuo.
A Delegação para a América Latina: Nosso compromisso regional
Em 1996, a Prefeitura de Rosário assumiu a liderança da Delegação para a América Latina (inicialmente Cone Sul), respondendo às problemáticas e ao potencial específico de nossa região. Hoje, esta delegação é uma referência continental, operando com mais de 90 cidades-membro da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Daqui, articulamos e desenvolvemos atividades chave para a região.
Guiados pelos princípios da Carta de Cidades Educadoras, nossos objetivos são claros:


Na AICE, cada cidade não apenas se junta a um movimento; ela se torna parte ativa de uma comunidade global que constrói, dia a dia, cidades mais inclusivas, sustentáveis e educadoras.