VI Encontro da Rede Argentina de Cidades Educadoras
Nos dias 4 e 5 de maio de 2023 foi realizado o VI Encontro da Rede Argentina de Cidades Educadoras. Sob o lema “Tecnologia e Inovação Social: Fomentando Cidades Sustentáveis centradas nas Pessoas”, convidou-se a refletir e compartilhar aprendizagens sobre os Princípios 7 (Acesso à Informação) e 16 (Orientação e Inserção laboral inclusiva) da Carta de Cidades Educadoras.
A jornada começou com um ato de abertura a cargo da Sra. Marina Canals Ramoneda, Secretaria Geral da Associação Internacional de Cidades Educadoras, da Sra. Laura Alfonso, Diretora da Delegação América Latina de Cidades Educadoras e do Sr. Nicolás Cuesta, Prefeito de San Justo, cidade coordenadora da Rede Argentina de Cidades Educadoras.

Na sequência, iniciou a Mesa de Prefeitas e Prefeitos “Educação orientada à transformação social: a tecnologia como ferramenta de inovação social” da qual participaram San Vicente, Malabrigo, Ceres, El Trébol, Avellaneda, Villa Ocampo e San Justo.

A primeira jornada teve como resultado a assinatura de uma Declaração de Compromissos, através da qual as cidades educadoras argentinas presentes ratificaram a Declaração do XVI Congresso Internacional realizado em Andong no ano de 2022.

Na encerramento da jornada o Eng. Ignacio Sanseovich, Presidente do Polo Tecnológico de Rosário e Diretor de Negócios de TESCO, deu a Conferência “Tecnologia e Inovação social centrada nas pessoas”.

A segunda jornada iniciou com as visitas técnicas de experiências ao Jardim Municipal Piccola Luna, ao Clube de Empreendedores e o Polo Universitário.

Depois aconteceu o Painel “Experiências Locais transformadoras, Cidades Educadoras convidadas” com a participação de representantes dos municípios de Medellín (Colômbia), Caguas (Porto Rico), Villadecans (Espanha) e da ONG Chicas em Tecnologia.

Posteriormente, desenvolveu-se a apresentação de experiências por parte das cidades educadoras argentinas.
A Mesa de Apresentação de Experiências teve como instrução “Alianças educadoras: articulação das capacidades e oportunidades de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável” e contou com a participação da Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Cañada de Gómez, Rosario, San Justo e Godoy Cruz.

Da modalidade Pôster de apresentação de experiência participaram as cidades de Esquel, Santa Fe, General Alvear, Córdoba, San Justo, El Trébol, San Francisco, San Francisco, San Vicente e Avellaneda. O encontrou concluiu com uma Reunião da Rede Argentina de Cidades Educadoras.
