Solidaridad, Playa del Carmen tem logrado administrar de forma sustentável e colaborativa o sargazo, uma macroalga que acostuma invadir as praias do Golfo Mexicano. Isto aconteceu no marco do XV Encontro da REMCE, que teve a oportunidade de mostrá-lo às diferentes cidades da Rede Mexicana de Cidades Educadoras através duma visita técnica à praia Punta Esmeralda.
A problemática da invasão do sargazo se manifesta em quase todas as praias da área e constitui uma consequência das mudanças climáticas e de variações geológicas e oceanográficas. Estes organismos podem alcançar grandes extensões e, embora cumprem importantes funções de equilíbrio ecológico dos océanos, sua decomposição emite gases que em grandes quantidades podem ser tóxicos para os humanos e outras espécies e que geram geiros fortes, dificultando uma das maiores fontes económicas de Solidaridad: o turismo.
Por tanto, desde o Município de Solidaridad tem se empenhado em transformar estas consecuencias posibles em oportunidades de desenvolvimento de distintas iniciativas, conscientizando sobre este fenómeno como proveniente da natureza e, como tal, algo com o qual é preciso coexistir sem rejeitá-lo, aproveitando os enormes benefícios derivados de uma gestão sustentável do mesmo.
No caso de Solidaridad tem se desenhado e implementado uma estratégia integral de coleta de resíduos sólidos urbanos nas praias que consta de numerosas ações executadas em conjunto com o sector privado e associações da sociedade civil. Se busca reciclar o material recolhido para, entre outras ações, realizar construções sustentáveis nas praias e gerar um ciclo de economia circular.

Dentro desta estratégia, o aproveitamento do sargazo como matéria prima para produtos elaborados é um exemplo de utilização deste abundante recurso. Além disso, outros resíduos são utilizados recolhidos como pontas de cigarro ou pilhas para serem reciclados ou para expressões artísticas.
Todas essas ações têm mostrado seus frutos através da certificação “Blue Flag” que avalia boas práticas realizadas nas praias, como a limpeza e acessibilidade das mesmas. Dito aval tem sido outorgado a um grande número de praias da região.
A experiência de Solidaridad, Playa del Carmen expressa de jeito claro princípios da Carta de Cidades Educadoras, como o Princípio 13 de sustentabilidade, especificamente na salvaguarda de um entorno seguro de vida para a cidadania.
A visita técnica tem sido muito inspiradora, por quanto desde as cidades da REMCE e a Delegação de América Latina conseguimos presenciar este grande projeto impulsado pela cidade.
Parabéns a Solidaridad por esta iniciativa e sua contribuição à gestão sustentável das consequências climáticas!
Não esqueçam de nos seguir em nossas redes para ficar atualizados das novidades!
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA
Twitter: @CE_AmLatina