O Comitê Executivo da AICE reuniu-se no passado 23, 24 e 25 de outubro em Curitiba (Brasil) para avançar na preparação do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras e abordar a estratégia para os próximos meses, entre outras questões. O balanço de dito encontro foi muito positivo.
Com as reuniões preparatórias desta semana, Curitiba conseguiu avançar nos preparativos para o Congresso Internacional a realizar-se em 2024 pela primeira vez, na capital do Estado do Paraná. É um trabalho que envolve todas as áreas da prefeitura desde há mais de um ano. “Este Comitê intersetorial da Prefeitura de Curitiba é muito importante para sustentar a movimentação das cidades educadoras, e o comitê feito tem permeabilidade por todas as áreas da administração” esclareceu Maria Silvia Vacila, a secretária de educação de Curitiba.

O Comitê Executivo da AICE, durante os días nomeados, reuniu-se e realizou uma visita às instalações do XVII Congresso Internacional; levou a cabo o encontro com o Comitê Científico do evento e foram tratadas outras questões como a celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora, as atividades programadas pelas redes territoriais e visitas de estudo a boas práticas educativas de Curitiba; à vez que visitaram destacados espaços públicos da cidade.
No primeiro dia, o Prefeito de Curitiba deu a benvinda às diferentes Delegações parte do Comitê Executivo da Associação de Cidades Educadoras no Memorial Paranista: assistiram representantes do Secretariado Geral da AICE e representantes das cidades de Barcelona (Presidência), Rosario (Vice Presidência), Granollers (Tesouraria), Bruselas (vogais), Cascais (vogais),Tampere (Vogais), Lisboa (Vogais), Andong (Membro associado), Curitiba (Membro associado) y São Paulo (membro convidado).

Esse mesmo dia, a Secretária Geral da AICE, Marina Canals, destacou a importância da Educação como indutora de mudanças: “A cidade educadora toma consciência do papel que no entorno exercem as pessoas. Nós nos educamos em escolas, mas também nos museus, nos clubes onde fazemos esporte, onde vivemos, e também aprendemos a debater, a viver em comunidade”.
O segundo dia do Comitê, realizaram-se visitas técnicas ao espaço do Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, ao Farol do Saber e Inovação Gilberto Freyre da Escola Municipal CEI Bela Vista do Paraíso (Santa Cândida) e à Escola Municipal de Sustentabilidade do Bosque Zaninelli, no Pilarzinho. Lugares de suma relevância para a cidade que demonstram sua inovação e seu árduo trabalho conjunto.
A programação contou com o apoio dos “Embaixadores do Futuro”, estudantes de escolas da rede municipal de educação que também estão comprometidos com os preparativos para 2024.

Nestes dias compartilharam-se momentos de intercâmbio muito proveitosos para todas as cidades, onde destaca-se o espírito de solidariedade e trabalho em equipe. O prefeito de Curitiba mencionou: “Foi uma honra recebê-los, os esperamos a todos novamente em 2024. Nossa Curitiba é educadora por natureza, envolvendo a comunidade na construção de seu futuro”. María Silvia Vacila sublinhou o produtivo que foram os debates, “É uma grande oportunidade de mostrar o que nos torna uma cidade educadora e de aprender com os demais participantes” disse. O gestor educativo do Comitê das Cidades Educadoras, Nelson Bucker, mencionou: “Cidades educadoras trazem novos paradigmas para uma nova humanidade. Com este encontro, fortalecemos Curitiba no cenário internacional, com um diálogo construtivo que rompe barreiras. De Coreia a América, percebemos que é possível um diálogo em benefício do outro.
¡Celebramos o trabalho continuo para um frutifero Congresso Internacional de Cidades Educadoras 2024!
Não esqueçam de nos-seguir em nossas redes para ficar atualizados nas novidades!
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA
Twitter: @CE_AmLatina