Foi realizado o XV Encontro da Rede Mexicana de Cidades Educadoras

O 21 e 22 de setembro foi realizado o XV Encontro Nacional da Rede Mexicana de Cidades Educadoras (REMCE), na cidade de Solidaridad, Playa del Carmen, sob o lema “A sustentabilidade nas Cidades Educadoras. A Delegação para América Latina esteve presente e contribuiu a este importante evento da Rede Mexicana mediante a participação de sua Diretora, Laura Alfonso e María Paula Bonoris, membro da equipe técnica.

O evento começou com a abertura do saliente coordenador da REMCE, Jonathan González, que agradeceu o compromisso das cidades educadoras e o esforço de seu trabalho por cidades inclusivas com diálogo, reflexão, cooperação, fortalecimento de capacidades institucionais e melhoramento da governança.

A continuação, a Diretora da Delegação para América Latina, Laura Alfonso realizou um breve repaso pela história da AICE, lembrou a data do Congresso Internacional próximo a ser realizado e sublinhou a grande importância dos governos locais, aqueles que têm maior proximidade à cidadania e que se constituem como atores chaves para o desenvolvimento de políticas no âmbito das redes de cidades e com a Carta de Cidades Educadoras como roteiro.

Finalizando o bloco de bem-vinda, se expressou a Presidenta Municipal de Solidaridad, Lili Campos Miranda, quem agradeceu a participação das cidades da rede, destacou a importância da consciência cidadã e o papel deste valor nas diversas iniciativas desplegadas. Neste sentido, comentou sobre a experiência da cidade na conformação de brigadas para a limpeza das praias e a reconversão da problemática do sargazo numa oportunidade para a cidade. O enorme esforço realizado pelo governo local em trabalhar junto à cidadania para não ver o sargazo como uma ameaça, tem logrado um impacto positivo, conseguindo a certificação das praias da cidade.

Imagem
Se llevó a cabo el XV Encuentro de la Red Mexicana de Ciudades Educadoras

No marco do evento, foi ditada uma conferência sobre “Estratégias para enfrentar as mudanças climáticas desde as cidades” a cargo da Bióloga María del Carmen Mejía Alba, quem abordou o rol dos governos locais na recuperação de serviços ambientais como estratégicas para enfrentar o câmbio climático nas cidades.

A seguinte atividade consistiu na apresentação de experiências e projetos em dois blocos temáticos: “estilos de vida sustentáveis” e “sustentabilidade social”, onde se apresentaram as cidades de León, Playa del Carmen, Morelia, Oaxaca, San Pedro Tlaquepaque, Guanajuato e Celaya. E a continuação todas as cidades presentes participaram de uma oficina “desafios das cidades educadoras” onde, em mesas de trabalho, refletiram e compartilharam as ações das cidades, suas dificuldades e potencialidades. Como conclusões se tratou a importância da educação ambiental para toda a cidadania, a necessidade de realizar uma medição do impacto das políticas implementadas e que sejam pensadas ao longo prazo.

Imagem
Se llevó a cabo el XV Encuentro de la Red Mexicana de Ciudades Educadoras

Agradecemos a Solidaridad - Playa del Carmen por sua hospitalidade e às cidades da REMCE por compartilhar suas inspiradoras experiências!

Não se esqueçam de seguir-nos em nossas redes para estar à par das novidades!

 Instagram: @ciudadeseducadorasla

 Youtube: @CiudadesEducadorasLA

 Twitter: @CE_AmLatina

 

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio