O programa “Pintando Sonhos” é uma experiência educadora que implementa-se no Rosário pelo FAE (Fundo de assistência educativa de Rosário). Esta iniciativa surge a partir de olhar a experiência do muralismo nas escolas. O FAE toma essa ideia da arte como ferramenta cultural de expressão e o conjuga com outras propostas com o objetivo de lograr um programa de acção integral sobre as escolas públicas para visibilizar, dar protagonismo e acompanhar à comunidade educativa em uma construção coletiva sobre seu espaço, vivenciando por sua vez, novos aprendizagens e experiências.
O projeto, que se leva adiante desde o 2021, é feito em escolas de distintos níveis em toda a cidade com o objetivo de plantar uma semente de inclusão e solidariedade, reforçando os laços e o compromisso entre a escola, o bairro e a comunidade educativa. Dentro das atividades sublinha-se o dia onde se pintam dois tipos de murais: um confeccionado por artistas, e outro levado adiante pela comunidade educativa, que condensa todo o trabalho realizado em torno do eixo temático proposto pela escola. Em simultâneo se realizam oficinas para os estudantes, os quais brindam ferramentas baseadas principalmente no respeito, convivência, valores e novos conhecimentos.

Pintando Sonhos foi priorizado em muitos bairros e instituições com muitas realidades diversas e complexas onde foi feito uma experiência que permitiu mostrar outra realidade e acompanhar essas instituições. Todas as atividades do programa estão pensadas para serem construídas de maneira coletiva, priorizando os eixos que a escola quer trabalhar e ademais se trabalha com propostas de inclusão, respeito, convivência e aprendizagens que talvez não são vistas a diario.

A sua vez, o FAE leva adiante obras e melhorias em a procuração de revalorizar os edifícios escolares, restaurando áreas da escola ligadas aos murais e todos aqueles espaços internos e externos que se podem melhorar, esperando realizar uma verdadeira transformação que impacte positivamente nas condições dignas do entorno escolar diário que habita a comunidade educativa.
Um ponto chave de dita experiência é gerar ações conjuntas entre o FAE, a Municipalidade de Rosario e a Instituição Educativa, realizando atividades que sejam parte dum projeto que leve a plantear a identidade coletiva, o sentido de pertença em relação à escola e que gere conteúdos de reflexão, debate e aprendizagens para a classe.
Para saber mais desta experiência visite o Banco de Experiência da Delegação.
Celebramos este tipo de projetos e convidamos todas as cidades a subir as suas ao Banco de Experiências da Delegação de América Latina, para seguir aprendendo uns com os outros.
Não esqueçam de nos seguir em nossas redes para ficar atualizados nas novidades!
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA
Twitter: @CE_AmLatina