Refletimos sobre o encerramento das redes temáticas (2022-2023)

Ao longo destes dois anos, foram realizados os Cyber C@fés de Aprendizagem, encontros realizados no âmbito das três redes temáticas da Delegação AICE América Latina: cultura, sustentabilidade e planejamento urbano, abrangendo diversos eixos relacionados a cada uma delas. Esses espaços virtuais reuniram várias cidades que compartilharam experiências relacionadas a cada um dos temas abordados.

Durante este ciclo de trabalho nas redes temáticas ligadas à sustentabilidade, abordamos coletivamente os eixos de soberania alimentar, estilos de vida e consumo justos e sustentáveis, e a condição eco-dependente da vida humana, socializando experiências das cidades da rede em busca de comunidades mais sustentáveis e gerando um espaço de debate sobre esta questão urgente.

Na Rede de Cultura, discutimos sobre o trabalho das cidades educadoras, sobre a vida cultural como meio de inclusão, promoção do sentimento de pertencimento e convivência saudável na cidade, através de políticas públicas locais ligadas à cultura. Além disso, promovemos o diálogo e reflexão sobre as tendências tecnológicas que revolucionam os diversos aspectos de nossas vidas, e a cultura não é uma exceção.

Finalmente, trabalhamos a perspectiva de gênero no âmbito do planejamento urbano como um aspecto importante na construção de uma estratégia de desenvolvimento urbano. Outro elemento indispensável abordado e discutido no contexto das redes temáticas foi a promoção do jogo e convivência nos espaços urbanos, bem como a ordenação do espaço público.

Por ocasião do encerramento dessas redes temáticas, alguns participantes fizeram uma avaliação das mesmas. Em primeiro lugar, consideraram esses fóruns como espaços oportunos para a troca de experiências e aprendizados, a criação de redes entre os participantes e a construção de conhecimento coletivo nesses espaços.

Na dimensão da sustentabilidade, destacou-se especialmente o posicionamento do cidadão como ator-chave no cuidado com o meio ambiente, enquanto nas áreas da cultura, foi enfatizado o valioso papel desta na educação e liberdade dos povos.

Por último, mencionou-se como resultado positivo a discussão de agendas locais alcançada a partir de uma abordagem regional da discussão, adaptando a missão e visão da AICE a cada realidade local.

A participação de personalidades destacadas na moderação e coordenação dos Cyber C@fés nos permitiu enriquecer o vínculo com esses especialistas nas diferentes temáticas e aprofundar conhecimentos e aprendizados. Algumas das personalidades que participaram na facilitação dos encontros e oferecendo suas reflexões foram: Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo da ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade; Joan Manuel del Pozo, Doutor em Filosofia; e Andrés Borthagaray, arquiteto e urbanista.

Da Delegação para a América Latina de Cidades Educadoras, agradecemos pelas valiosas contribuições que enriqueceram o encerramento deste ciclo de Cyber C@fés de Aprendizagem e a participação constante ao longo destes anos.

Estendemos um convite para ficarem atentos às próximas redes temáticas e participarem ativamente, assim como acessarem as gravações dos encontros destes dois anos. Para vê-los, podem acessar nossa sala de aula virtual.

Não esqueçam de nos seguir em nossas redes para ficarem atualizados sobre as novidades!

Instagram: @ciudadeseducadorasla

Youtube: @CiudadesEducadorasLA

Twitter: @CE_AmLatina

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio