Primeiro Fórum da Rede Argentina de Cidades Educadoras 2023

No passado 29 de março aconteceu uma intensa jornada de trabalho na cidade de San Francisco, Córdoba. O encontro começou com uma sessão de trabalho interna com a equipe do governo municipal da cidade de San Francisco, onde se aprofundou sobre as potencialidades da pertencia à AICE e o conceito de cidade educadora moderado pela equipe da Delegação AICE para América Latina.

Imagem
Primer Foro de la Red Argentina de Ciudades Educadoras 2023
Imagem
Primer Foro de la Red Argentina de Ciudades Educadoras 2023

Seguidamente, a partir das 10:30, teve início o Primeiro Fórum da Rede Argentina de Cidades Educadoras “Estratégias para responder desde o local aos desafios da cultura digital”. Neste encontro, realizado de forma presencial na cidade de San Francisco, representantes de diversos municípios do país inteiro se reuniram a fim de debater e compartilhar experiências educadoras relacionadas à temática, além de continuar trabalhando na construção de melhores cidades.

A jornada teve a sua abertura oficial e geral com um evento do qual participaram bandas locais, que deu lugar a duas atividades paralelas.

 

Imagem
Primer Foro de la Red Argentina de Ciudades Educadoras 2023

A Reunião de Prefeitos da Região com integrantes da RACE “O que é e porque ser Cidade Educadora? ”. Com a presença do prefeito de San Francisco e o prefeito de San Justo, cidade coordenadora da Rede Argentina de Cidades Educadoras, e a Diretora da Delegação AICE para América Latina, foi apresentada a AICE para os prefeitos das cidades próximas, Arroyito, Alicia, Brinkmann e Colonia Marina. Participaram deste espaço o Secretário de Educação da cidade de Córdoba, o secretário de Governo da cidade de Río Cuarto com quem trocaram olhares e desafios das cidades educadoras.

Imagem
Primer Foro de la Red Argentina de Ciudades Educadoras 2023

Apresentação de Experiências das Cidades Educadoras. Neste espaço foram apresentadas as seguintes experiências:

  • Cidade de San Francisco, Córdoba – Tecnoteca.
  • Cidade de San Justo, Santa Fe – “PLANIT (Plano Municipal de Inclusão Tecnológica) como ferramenta integral de San Justo Cidade do Conhecimento”.
  • Cidade de Río Cuarto, Córdoba – “VISITAS VIRTUAIS 360° - MUSÉU HERÓIS DE MALVINAS”.
  • Cidade de Villa Carlos Paz, Córdoba – “Centro de Inovação e Desenvolvimento da Indústria do Turismo, uma resposta desde o local aos desafios da agenda digital”.
  • Cidade de General Deheza, Córdoba – “Educação para todos, SEMPRE”.
  • Cidade de Córdoba, Córdoba – “Um ecossistema de aprendizagens para o melhoramento do ensino na cidade” e “TECNOTECAS CRIA: Centro de Recursos para a Experimentação e a Ação”.
  • Cidade de Santa Fe, Santa Fe – “Implementação de Robótica nos jardins municipais da cidade de Santa Fe”.

 

  • Imagem
    Primer Foro de la Red Argentina de Ciudades Educadoras 2023

A reunião continuou com uma visita de todos os participantes à “Experiência Tecnoteca”, prédio público definido como uma fábrica de espaços para a cidade, destinado ao encontro da cidadania através da experimentação com inovações tecnológicas, bem como a realização de atividades recreativas e expositivas. Na mesma, os e as participantes do fórum contaram com a possibilidade de explorar e experimentar os dispositivos tecnológicos disponíveis.

Imagem
Primer Foro de la Red Argentina de Ciudades Educadoras 2023

Posteriormente, desenvolveu-se o Fórum “Estratégias para responder desde o local aos desafios da cultura digital” com o objetivo de compartilhar possíveis estratégias locais para enfrentar esta nova realidade. Esta atividade teve como resultado importante a produção de uma Declaração conjunta, através da qual as cidades educadoras argentinas se comprometem a:

  1. Facilitar espaços inovadores de aprendizagem e formação em tecnologias e oferecer oportunidades educativas formais e não formais para todas as idades ao longo da vida.
  2. Promover oportunidades de trabalho no âmbito das tecnologias e da inovação social a partir da interação de atores educacionais, empresariais e acadêmicos.
  3. Garantir o acesso equitativo e igualitário à cultura digital.
  4. Adaptar as instituições à evolução digital.
  5. Trabalhar em uma cultura digital com perspectiva de gênero.
  6. Promover as TIC como ferramentas para a inclusão de pessoas com deficiência. Promover a acessibilidade e adaptabilidade no uso das tecnologias digitais.
  7. Garantir a alfabetização digital e a conectividade da cidadania toda, bem como fomentar iniciativas voltadas à prevenção e abordagem do uso abusivo das tecnologias, más práticas e as suas consequências.
Imagem
Primer Foro de la Red Argentina de Ciudades Educadoras 2023

O encontro foi encerrado com uma Conferência a cargo de Axel Rivas, pesquisador, professor e escritor, titulada “O desafio das Cidades Educadoras em tempos de telas e desigualdades”. Na mesma, o especialista comenta sobre os grandes desafios que, no âmbito do ensino –dentro e fora da escola-, devem se enfrentar neste contexto de maior digitalização. Neste sentido, Rivas expõe sobre o potencial das cidades em matéria educativa e de projetos como Cidades Educadoras para fomentar as mudanças necessárias para ganhar as novas batalhas.

Imagem
Primer Foro de la Red Argentina de Ciudades Educadoras 2023
Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio