No passado 29 de março aconteceu uma intensa jornada de trabalho na cidade de San Francisco, Córdoba. O encontro começou com uma sessão de trabalho interna com a equipe do governo municipal da cidade de San Francisco, onde se aprofundou sobre as potencialidades da pertencia à AICE e o conceito de cidade educadora moderado pela equipe da Delegação AICE para América Latina.


Seguidamente, a partir das 10:30, teve início o Primeiro Fórum da Rede Argentina de Cidades Educadoras “Estratégias para responder desde o local aos desafios da cultura digital”. Neste encontro, realizado de forma presencial na cidade de San Francisco, representantes de diversos municípios do país inteiro se reuniram a fim de debater e compartilhar experiências educadoras relacionadas à temática, além de continuar trabalhando na construção de melhores cidades.
A jornada teve a sua abertura oficial e geral com um evento do qual participaram bandas locais, que deu lugar a duas atividades paralelas.

A Reunião de Prefeitos da Região com integrantes da RACE “O que é e porque ser Cidade Educadora? ”. Com a presença do prefeito de San Francisco e o prefeito de San Justo, cidade coordenadora da Rede Argentina de Cidades Educadoras, e a Diretora da Delegação AICE para América Latina, foi apresentada a AICE para os prefeitos das cidades próximas, Arroyito, Alicia, Brinkmann e Colonia Marina. Participaram deste espaço o Secretário de Educação da cidade de Córdoba, o secretário de Governo da cidade de Río Cuarto com quem trocaram olhares e desafios das cidades educadoras.

Apresentação de Experiências das Cidades Educadoras. Neste espaço foram apresentadas as seguintes experiências:
- Cidade de San Francisco, Córdoba – Tecnoteca.
- Cidade de San Justo, Santa Fe – “PLANIT (Plano Municipal de Inclusão Tecnológica) como ferramenta integral de San Justo Cidade do Conhecimento”.
- Cidade de Río Cuarto, Córdoba – “VISITAS VIRTUAIS 360° - MUSÉU HERÓIS DE MALVINAS”.
- Cidade de Villa Carlos Paz, Córdoba – “Centro de Inovação e Desenvolvimento da Indústria do Turismo, uma resposta desde o local aos desafios da agenda digital”.
- Cidade de General Deheza, Córdoba – “Educação para todos, SEMPRE”.
- Cidade de Córdoba, Córdoba – “Um ecossistema de aprendizagens para o melhoramento do ensino na cidade” e “TECNOTECAS CRIA: Centro de Recursos para a Experimentação e a Ação”.
- Cidade de Santa Fe, Santa Fe – “Implementação de Robótica nos jardins municipais da cidade de Santa Fe”.
-
Imagem
A reunião continuou com uma visita de todos os participantes à “Experiência Tecnoteca”, prédio público definido como uma fábrica de espaços para a cidade, destinado ao encontro da cidadania através da experimentação com inovações tecnológicas, bem como a realização de atividades recreativas e expositivas. Na mesma, os e as participantes do fórum contaram com a possibilidade de explorar e experimentar os dispositivos tecnológicos disponíveis.

Posteriormente, desenvolveu-se o Fórum “Estratégias para responder desde o local aos desafios da cultura digital” com o objetivo de compartilhar possíveis estratégias locais para enfrentar esta nova realidade. Esta atividade teve como resultado importante a produção de uma Declaração conjunta, através da qual as cidades educadoras argentinas se comprometem a:
- Facilitar espaços inovadores de aprendizagem e formação em tecnologias e oferecer oportunidades educativas formais e não formais para todas as idades ao longo da vida.
- Promover oportunidades de trabalho no âmbito das tecnologias e da inovação social a partir da interação de atores educacionais, empresariais e acadêmicos.
- Garantir o acesso equitativo e igualitário à cultura digital.
- Adaptar as instituições à evolução digital.
- Trabalhar em uma cultura digital com perspectiva de gênero.
- Promover as TIC como ferramentas para a inclusão de pessoas com deficiência. Promover a acessibilidade e adaptabilidade no uso das tecnologias digitais.
- Garantir a alfabetização digital e a conectividade da cidadania toda, bem como fomentar iniciativas voltadas à prevenção e abordagem do uso abusivo das tecnologias, más práticas e as suas consequências.

O encontro foi encerrado com uma Conferência a cargo de Axel Rivas, pesquisador, professor e escritor, titulada “O desafio das Cidades Educadoras em tempos de telas e desigualdades”. Na mesma, o especialista comenta sobre os grandes desafios que, no âmbito do ensino –dentro e fora da escola-, devem se enfrentar neste contexto de maior digitalização. Neste sentido, Rivas expõe sobre o potencial das cidades em matéria educativa e de projetos como Cidades Educadoras para fomentar as mudanças necessárias para ganhar as novas batalhas.
