O Banco de Experiências da Associação Internacional de Cidades Educadoras contém mais de 500 experiências, que ilustram diversas concretizações dos princípios da Carta de Cidades Educadoras. A partir de um processo de seleção, a AICE decide a publicação das experiências destacadas e no último tempo foram reconhecidas boas práticas de cinco cidades latino-americanas.
A experiência ganhadora do Prêmio Cidade Educadora 2022, “Bordando resistência: Bordadeiras de Alto Alegre” da cidade de Horizonte consiste em uma iniciativa nascida do desejo de mulheres negras da comunidade quilombola de Alto Alegre de promover um espaço de diálogo coletivo com eixo no reconhecimento da cultura e identidade ancestral. O projeto está estruturado sobre reuniões periódicas de elaboração de bordados artesanais que buscam promover a autonomia económica e a defesa dos direitos.

A experiência “EMEA Parque Escola: Boas práticas educativas para uma cidadania plena e sustentável” da cidade de Santo André funciona desde 2016 como uma escola de educação ambiental que enfatiza a importância da educação sócio-comunitária e a eco-dependência. Através de oficinas de educação ambiental, sobre ambiente e sustentabilidade e cursos de atualização e capacitação, procura desenvolver práticas educativas que contribuam e potenciem ações para proteger e defender o ambiente, promovendo uma transformação atitudinal da cidadania.

De outro lado, a experiência “Co-cuidar en Villa Carlos Paz: el derecho al cuidado en igualdad” da cidade de Villa Carlos Paz, que se implementa desde 2011, pretende garantir o bem-estar integral das pessoas com algum nível de dependência. Assim, a partir de distintos programas e linhas de ação, busca-se a circulação de conhecimentos, saberes, práticas e estratégias de bairro de cuidado em relação a temáticas vinculadas ao gênero, emprego, ambiente e infância.

No que respeita à cidade de Rosario, a experiência “Juntas Hacemos Economía: empoderamiento de las mujeres de la economía social, solidaria y popular”, no âmbito do Plan CUIDAR da Prefeitura de Rosario, se desenvolve desde 2016. O programa está destino a mulheres empreendedoras da economia social, solidária e popular e convida a debater e problematizar temas vinculados com a economia feminista, com eixo nos cuidados, e seu vínculo com os empreendimentos familiares a fim de fortalecer os seus projetos, oferecer ferramentas educativas, de assistência técnica e comercialização.

Finalmente, através do Programa “Tem Saída” da cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Económico, Trabalho e Turismo em conjunto com outros espaços relevantes da cidade procuram conseguir a autonomia financeira de mulheres paulistas vítimas de violência de gênero. Para isso, as mulheres são apoiadas no processo de acesso ao mundo do trabalho através de alianças com uma rede de empresas e organizações interessadas.

Para consultar por mais boas práticas, podem visitar o Banco de Experiências da AICE: https://www.edcities.org/banco-de-experiencias/