REBRACE rumo ao X Encontro Nacional de Cidades Educadoras

A partir do mês de abril, as reuniões mensais da Rede Brasileira de Cidades Educadoras somaram espaços de intercambio. Além das atividades habituais, em preparação ao X Encontro Nacional de Cidades Educadoras, começou a dar lugar à apresentação de experiências, organizadas em torno de diferentes temáticas.
O X Encontro Nacional será levado a cabo os dias 30 e 31 de outubro na cidade de Passo Fundo (RS). Sob o lema “Cidades Educadoras: Sustentabilidade, Criatividade e Inclusão para uma Cidadania Ativa", representantes de diferentes municípios do país se reunirão para refletir e repensar conjuntamente suas políticas públicas.

Imagem
rebrace 4

As reuniões mensais ampliaram sua capacidade de intercambio ao incluir apresentações de experiências, o que aumentou a participação e o interesse dos municípios. Em abril, a temática foi O direito à cidade educadora, e Curitiba (PR) compartilhou algumas das ações impulsionadas por o Instituto Municipal de Administração Pública, como a Escola de Administração Pública, que oferta cursos gratuitos, e o programa “Fala Curitiba”, que promove a participação cidadã na elaboração do Orçamento Financeiro da cidade.
Em maio, as experiências giraram em torno de Espaços habitáveis e as cidades de Fagundes Varella (RS) e Santos (SP) compartilharam como são configurados e utilizados seus espaços públicos. Em junho, sob o tema Mobilidade urbana, Horizonte (CE) apresentou os principais desafios que enfrenta o município, enquanto que em julho Passo Fundo (RS), Piên (PR) e São Paulo (SP) abordaram experiências vinculadas ao Acesso à cultura.

Imagem
rebrace 2

 

Imagem
rberace 1

 

Em agosto, a temática foi Meio ambiente. Guarulhos (SP) destacou ações impulsionadas por diferentes secretarias para o combate de arboviroses, enquanto Mauá (SP) apresentou o projeto “Guaruzinho”, que promove a valorização da cultura local e o cuidado do ambiente.

Em setembro, o eixo foi Educação. Santos (SP) compartilhou a experiência “Grêmio Estudantil”, também apresentada no ultimo Diálogo Educador para a Ação, uma iniciativa que promove a participação cidadã das infâncias. Por seu lado, Piên (PR) apresentou diversas ações municipais orientadas à melhora educativa, com especial atenção na promoção da leitura.

Com uma participação média de vinte cidades em cada encontro mensal, a REBRACE continua ampliando seus horizontes e fortalecendo seu compromisso com a construção de cidades mais educadoras e inclusivas. As experiências compartilhadas ao longo do ano refletem o espírito de colaboração que impulsiona à rede e antecipam o clima de reflexão e trabalho conjunto que será vivido no X Encontro Nacional de Cidades Educadoras, um espaço para continuar aprendendo, dialogando e projetando políticas públicas que promovam a sustentabilidade, criatividade e a participação cidadã.
 

Imagem
rebrace 3

 

Convidamos vice a conhecer mais sobre o X Encontro Nacional de Cidades Educadoras fazendo clique aqui e explorar as iniciativas que compartilham as cidades no Banco de Experiências.

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para acompanhar as novidades!

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio