A partir do mês de abril, as reuniões mensais da Rede Brasileira de Cidades Educadoras somaram espaços de intercambio. Além das atividades habituais, em preparação ao X Encontro Nacional de Cidades Educadoras, começou a dar lugar à apresentação de experiências, organizadas em torno de diferentes temáticas.
O X Encontro Nacional será levado a cabo os dias 30 e 31 de outubro na cidade de Passo Fundo (RS). Sob o lema “Cidades Educadoras: Sustentabilidade, Criatividade e Inclusão para uma Cidadania Ativa", representantes de diferentes municípios do país se reunirão para refletir e repensar conjuntamente suas políticas públicas.

As reuniões mensais ampliaram sua capacidade de intercambio ao incluir apresentações de experiências, o que aumentou a participação e o interesse dos municípios. Em abril, a temática foi O direito à cidade educadora, e Curitiba (PR) compartilhou algumas das ações impulsionadas por o Instituto Municipal de Administração Pública, como a Escola de Administração Pública, que oferta cursos gratuitos, e o programa “Fala Curitiba”, que promove a participação cidadã na elaboração do Orçamento Financeiro da cidade.
Em maio, as experiências giraram em torno de Espaços habitáveis e as cidades de Fagundes Varella (RS) e Santos (SP) compartilharam como são configurados e utilizados seus espaços públicos. Em junho, sob o tema Mobilidade urbana, Horizonte (CE) apresentou os principais desafios que enfrenta o município, enquanto que em julho Passo Fundo (RS), Piên (PR) e São Paulo (SP) abordaram experiências vinculadas ao Acesso à cultura.


Em agosto, a temática foi Meio ambiente. Guarulhos (SP) destacou ações impulsionadas por diferentes secretarias para o combate de arboviroses, enquanto Mauá (SP) apresentou o projeto “Guaruzinho”, que promove a valorização da cultura local e o cuidado do ambiente.
Em setembro, o eixo foi Educação. Santos (SP) compartilhou a experiência “Grêmio Estudantil”, também apresentada no ultimo Diálogo Educador para a Ação, uma iniciativa que promove a participação cidadã das infâncias. Por seu lado, Piên (PR) apresentou diversas ações municipais orientadas à melhora educativa, com especial atenção na promoção da leitura.
Com uma participação média de vinte cidades em cada encontro mensal, a REBRACE continua ampliando seus horizontes e fortalecendo seu compromisso com a construção de cidades mais educadoras e inclusivas. As experiências compartilhadas ao longo do ano refletem o espírito de colaboração que impulsiona à rede e antecipam o clima de reflexão e trabalho conjunto que será vivido no X Encontro Nacional de Cidades Educadoras, um espaço para continuar aprendendo, dialogando e projetando políticas públicas que promovam a sustentabilidade, criatividade e a participação cidadã.

Convidamos vice a conhecer mais sobre o X Encontro Nacional de Cidades Educadoras fazendo clique aqui e explorar as iniciativas que compartilham as cidades no Banco de Experiências.
Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para acompanhar as novidades!