Semana do Clima: experiências locais de Soluções baseadas na natureza

No âmbito da Rede Temática de Soluções Baseadas na Natureza, a Delegação para a América Latina da Associação Internacional de Cidades Educadoras participou da Semana do Clima na cidade de Rosário, Argentina, no painel "Medidas locais de adaptação: biodiversidade, educação e conservação", durante a manhã de quinta-feira, 21 de agosto de 2025. A atividade foi moderada por Laura Alfonso, diretora da Delegação, e contou com a participação de Manuel Jaramillo, da Fundación Vida Silvestre Argentina, juntamente com a apresentação de experiências de três Cidades Educadoras comprometidas com a ação climática a partir de seus territórios.

Imagem
Semana del Clima. Rosario, Argentina

A cidade de San Justo compartilhou o projeto do Biolago no Parque René Favaloro, apresentado por seu intendente Nicolás Cuesta. Essa experiência surgiu como resposta a uma área degradada, carente de infraestrutura recreativa, educativa e ecológica. A partir da limpeza do espaço, retirada de resíduos verdes e reflorestamento, avança-se na construção de um Biolago que cumpre funções essenciais: mitigação de emissões por meio da redução de incêndios espontâneos, captura de carbono, regulação hídrica, incentivo à biodiversidade urbana e valorização patrimonial do parque como espaço natural. Uma iniciativa que integra recuperação ambiental, aprendizado comunitário e sustentabilidade urbana.
De Venado Tuerto, a Diretora Municipal de Educação, Gisela Pouillastrou, apresentou o projeto “Turismo sustentável na Laguna El Hinojo”. Essa reserva natural urbana, com 489 hectares de área úmida, constitui um ecossistema essencial para a regulação hídrica e a conservação de espécies do bioma pampeano. Declarada Reserva Natural de Usos Múltiplos em 2017, vem sendo planejada desde 2019 como política pública ambiental e educativa, promovendo atividades de conscientização, recreação e turismo sustentável. Essa estratégia local de adaptação às mudanças climáticas se inscreve plenamente na visão de cidade educadora, ao conceber o território como espaço de transformação coletiva, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e a natureza.
Por sua vez, Cañada de Gómez apresentou o programa “CDG Ambiental”, conduzido pela Subsecretária de Cultura e Meio Ambiente, Laura Wulfson. Essa iniciativa busca otimizar a gestão de resíduos sólidos urbanos e promover práticas sustentáveis. Na primeira etapa do programa, “A Prefeitura em chave ambiental”, foi realizada a capacitação do pessoal municipal em separação de resíduos e implementadas composteiras para orgânicos e lixeiras seletivas em repartições públicas. Essa experiência demonstra como a formação interna dos governos locais pode ser o primeiro passo para consolidar uma cultura ambiental transversal.

Imagem
Semana del Clima. Rosario, Argentina

A Semana do Clima de Rosário — primeira edição celebrada na América do Sul — foi incorporada à agenda climática global, ao lado das já consolidadas em Nova York e Londres. Esse espaço, que articula diversos atores e saberes locais, promove o intercâmbio de experiências transformadoras e a construção coletiva de soluções. Com foco nos eixos da próxima COP30 da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima — adaptação, financiamento e transição justa — Rosário ofereceu uma plataforma de diálogo a partir do Sul global, ressaltando a necessidade de acelerar a transição ecológica com justiça social e participação comunitária.
As experiências compartilhadas neste painel refletem o potencial transformador dos governos locais quando o desenvolvimento sustentável está vinculado à educação, à participação cidadã e ao cuidado com os bens comuns. As Cidades Educadoras têm o compromisso de liderar processos de adaptação às mudanças climáticas que, longe de serem técnicos ou isolados, se tornam oportunidades para aprender, regenerar e construir territórios mais justos, resilientes e habitáveis. Cuidar do meio ambiente também é uma forma de educar e, nesse caminho, cada cidade se torna uma sala de aula viva, onde a natureza ensina e transforma.
Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA
Twitter: @CE_AmLatina

 

 

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio