Este mês a Associação Internacional de Cidades Educadoras selecionou uma nova experiência latino-americana para compartilhar no BIDCE (Banco Internacional de Documentos de Cidades Educadoras). Esta ação faz com que a experiência possa chegar a mais países por fora da rede latino-americana, ampliando sua difusão.
“Escola de bicicletas com uma perspectiva de género”, é uma proposta que se faz na cidade de León, Guanajuato, México. Surgiu em 2018 com “Mulheres em Bici León”, um coletivo feminista ciclista que trabalhava acompanhando ás mulheres sobre como andar de bicicleta pela cidade sem medo. A raiz da pandemia o projeto encontrou muitas dificuldades para poder continuar, e em 2021 se garantiu sua continuidade a través de um convênio de colaboração entre o coletivo “Mulheres em Bici” e a organização “Ciência Azul A.C.”, junto com a Direção Geral de Mobilidade do Município. A iniciativa é dirigida a todas as mulheres do município; mesmo assim, por ser um programa de workshops itinerantes, a Escola de bicicletas assiste ás colônias, priorizando especialmente aquelas áreas que apresentam maiores índices de vulnerabilidade.

A perspectiva que dá origem a este projeto é aquela onde se pensa que as cidades e seus espaços públicos não são neutros. O sistema patriarcal implica uma divisão sexual do trabalho que historicamente tem atribuído atividades e espaços: o espaço público e o trabalho remunerado para os homens; e o espaço privado e o trabalho doméstico e de cuidados para as mulheres. Desta forma, analisar as deslocações numa perspectiva de género implica compreender como as mulheres se movimentam numa cidade que tem sido historicamente construída por e para os homens. No Estado de Guanajuato por cada 10 viajes realizados por homens em bicicleta, 1 é realizado por mulheres.
A proposta consiste em uma serie de workshops, dirigidos a crianças, adolescentes e mulheres adultas, de acompanhamento na aprendizagem do uso da bicicleta como principal médio de transporte, com um enfoque participativo, de educação ambiental, de mobilidade e a través de processos metodológicos baseados em direitos humanos e perspectiva de género. Os workshops se compõem de exercícios práticos e atividades lúdicas, são gratuitos e incluem todos os materiais e equipamento necessários, tanto para as atividades de habilidades ciclistas (bicicletas de diversos tamanhos, capacetes, coletes, ferramentas para manutenção, etc.) como para a realização de experiências e atividades de educação ambiental. A temática dos workshops foca em três grandes áreas: Workshops práticos de bicicleta; Workshops de educação ambiental, e Workshops de Sensibilização em Mobilidade e Seguridade Rodoviária com Perspectiva de Género.

O objetivo principal do projeto é poder oferecer a meninas, jovens e mulheres leonesas ferramentas que contribuam a sua autonomia, e que lhes permitam apropriar-se do espaço público. Também, se procura promover e socializar o uso da bicicleta como um médio de transporte limpo, eficaz, saudável e necessário para a transformação da cidade e gerar um espaço que permita a meninos e jovens masculinos questionar os mandatos da masculinidade hegemônica que se reproduz na cidade.
Felicitamos a cidade de León por esta proposta de vanguarda em matéria de igualdade de género que procura seguir construindo cidades mais justas e igualitárias.
Pode aceder à experiência completa fazendo clique aqui.
Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!
Twitter: @CE_AmLatina
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA