Encontro virtual R.A.C.E. “Educação y cultura digital nas cidades”

O passado 25 de junho se realizou um encontro virtual da Rede Argentina de Cidades Educadoras. Sob o lema “Educação e cultura digital nas cidades”, municípios de todo o país se reuniram para conversar sobre a temática a través de uma exposição sobre o caderno de debate n°7 “Cultura digital nas Cidades Educadoras” e apresentação de experiências de boas práticas das cidades de Córdoba, San Justo y Venado Tuerto. Esta atividade acontece no âmbito do próximo encontro presencial anual da R.A.C.E. que terá lugar o 14 de novembro na cidade de San Justo.

Imagem
1

A reunião começou com apresentação da moderadora Mónica Astore e as palavras dos prefeitos de San Justo Nicolás Enrique Cuesta e Venado Tuerto Sergio Leonel Chiarella, que enfatizaram a importância da rede e o enriquecedor que é compartilhar experiências entre as cidades para poder continuar construindo em seus próprios municípios propostas sobre educação. Seguidamente, Laura Alfonso, diretora da Delegação de Cidades Educadoras para América Latina, disse umas palavras de apresentação em relação à temática e ao encontro presencial e comentou sobre os cadernos de debate, seus objetivos, sua história e as temáticas que se foram trabalhando.
Em seguida, foi dada a palavra para Gisela Signorelli, editora do último caderno de debate, o n°7: “Cultura digital nas Cidades Educadoras”. Gisela falou em um primeiro momento sobre o conteúdo, focalizando na revolução 4.0, as novas desigualdades ampliadas pela tecnologia, o acesso à informação, a participação cidadã e os direitos. Também comentou brevemente os conteúdos abordados em cada um dos capítulos, convidando a ler, e finalizou sua participação com uma reflexão pessoal sobre os direitos em relação à tecnologia: a alfabetização digital, a proteção de dados e o aceso à informação.
Depois de isso, começou a segunda parte do encontro, onde as cidades de Córdoba, Venado Tuerto e San Justo compartilharam experiências de boas práticas em relação às tecnologias, que se desenvolvem em seus municípios. Em um primeiro momento, María Elisa Quevedo diretora do Centro de Inovação e Tecnologia Educativa da cidade de Córdoba, compartilho sobre EDIPRO (Educação Digital, Programação e Robótica) um espaço curricular das escolas de nível inicial e os jardins municipais. Seu objetivo é poder integrar a cultura digital no sistema educativo municipal desde uma perspectiva inclusiva baseada em projetos socio-comunitarios. A proposta abarca os níveis iniciais da educação formal, mas depois continua para os outros níveis em espaços de educação não formais como os Parques Educativos e Centros de Encontro de Bairro.

Imagem
2

Em segundo lugar, para compartilhar a experiência de San Justo, falou Joseias Balmaceda sobre Tecnoteca, um espaço de inovação educativa e tecnológica onde se procura reconhecer e incentivar a capacidade inovadora dos jovens, reduzir o fosso digital e fortalecer a participação e intervenção comunitária e a aprendizagem ao largo de toda a vida. O espaço funciona em doble turno e conta com sete áreas de aprendizagem entre as que se encontram rádio e tevê, educação streaming, gamificação, robótica, entre outras. Joseias abordou também os desafios aos quais se enfrentam desde o espaço: como transmitir as propostas a população e como estimular às juventudes.
Finalmente, a diretora de Educação de Venado Tuerto Gisela Pouillastrou, falou sobre a experiência “Adultos Conectados” que surge de um plano de modernização da cidade. “Adultos Conectados” é um workshop de alfabetização digital e uso de dispositivos (telefones principalmente) que procura reduzir o fosso digital, ensinar o uso diário do dispositivo em base às necessidades pessoais, falar sobre questões de segurança digital e incluir a toda a cidadania. O lugar também funciona como um espaço de escuta, contenção e encontro intergeracional, já que se realizam atividades com jovens. A diretora também comentou que proximamente começara um novo workshop sobre redes sociais.
Mónica Astore e Laura Alfonso fecham a reunião com palavras reflexivas sobre a experiência e sobre o próximo encontro. Agradecemos às cidades da R.A.C.E. que organizaram e participaram de este encontro tão importante frente às atividades do mês de novembro.

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

Twitter: @CE_AmLatina
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio