O brincar é um direito fundamental das infâncias e uma ferramenta poderosa para a educação, a coesão social e a construção de comunidades mais humanas e habitáveis. Por isso, desde a Delegação para a América Latina da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), somamo-nos ao convite feito pelo representante da cidade de Torres Vedras durante a última Assembleia da AICE, para celebrar conjuntamente o Dia Internacional do Brincar, estabelecido para 11 de junho.
Tomando como inspiração os princípios da Carta das Cidades Educadoras, especialmente aqueles que promovem a educação na vida cotidiana, a participação cidadã e o direito ao entorno urbano como espaço educativo, acreditamos firmemente no valor do brincar como uma experiência transformadora: brincar é uma forma de aprender, de expressar-se, de conviver e de fortalecer vínculos entre pessoas, gerações, culturas e territórios diversos.

Em 2024, 160.000 crianças de 50 Cidades Educadoras de Portugal participaram simultaneamente de atividades lúdicas, tanto em suas escolas quanto em espaços públicos. Neste ano, estende-se o convite às cidades da nossa região para se unirem a essa grande celebração global, sob o lema "A Hora de Brincar", entre as 10h e as 12h do dia 11 de junho, promovendo atividades recreativas em praças, ruas, parques, pátios escolares ou outros espaços comuns.
Desde nossa Delegação, incentivamos as cidades latino-americanas a organizar iniciativas inclusivas e criativas que coloquem no centro o direito ao brincar, registrando sua participação para dar visibilidade ao impacto coletivo desse movimento.

Brincar não é só coisa das infâncias. É uma forma de construir cidadania, de criar comunidade, de aprender juntos e juntas. Vamos construir cidades que convidem a brincar e aprender brincando!
Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!
Twitter: @CE_AmLatina
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA