Por meio da utilização de códigos QR, busca-se mudar a forma tradicional de fazer turismo, permitindo que o usuário escaneie códigos localizados em diferentes pontos turísticos, para fácil e imediato acesso a informações audiovisuais do local. Por meio de resenhas, lendas e personagens característicos, os áudios fazem com que o/a usuário/a se sinta parte da história.
Apoiados na tecnologia, é possível conhecer a história de 180 pontos de interesse, entre eles: templos, casas, monumentos, passeios, ruas, lendas, jardins, museus e um teatro.

O projeto conta com o apoio de pessoas reconhecidas no âmbito acadêmico, historiadores/as e escritores/as de Oaxaca, que contribuíram com seus conhecimentos em 180 textos, que por sua vez foram supervisionados e autorizados pelo Instituto Nacional de Antropologia e História.
A partir dos textos, o pessoal municipal e as pessoas locutoras convidadas produziram paisagens sonoras com a descrição dos pontos de interesse. Para acessar os áudios, basta escanear os códigos QR fixados em placas colocadas em cada edifício.

Essa experiência, que torna a informação acessível e atraente, combina patrimônio cultural e histórico com tecnologia, enfrentando os desafios das cidades diante das transformações que experimentam a partir do avanço das novas tecnologias.
Para conhecer as boas práticas das cidades educadoras que inspiram, assim como a de Oaxaca, visite o novo banco de experiências.
Não se esqueçam de nos seguir em nossas redes para ficar por dentro das novidades!
Twitter: @CE_AmLatina
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA