O projeto "Saúde ao Passo" oferece à comunidade serviços de atendimento gratuito para o cuidado e promoção da saúde, em estações fixas ou tendas itinerantes localizadas em pontos estratégicos da cidade de grande circulação, como parques, mercados, centros comerciais, centros educacionais e pontos de transporte público.
Em cada ponto, uma equipe de enfermeiros, enfermeiras e nutricionistas oferece atendimento, sem necessidade de agendamento, durante horários amplos. Realizam um controle básico de todas as pessoas que se aproximam voluntariamente do serviço, que inclui a medição de peso, altura, níveis de glicose no sangue e a medição da pressão arterial.

Além disso, oferecem informações para melhorar os hábitos alimentares dos usuários e promover a atividade física. Caso detectem fatores de alto risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, fazem os encaminhamentos necessários e articulam com outros programas, como o "Exercite-se Equador", que propõe atividades como Bailoterapia realizadas em parques, quadras esportivas e espaços comunitários, com o objetivo de incentivar a população a incorporar a atividade física em sua rotina diária.

Com este serviço acessível a toda a população e por meio de ações simples de educação nutricional e conscientização sobre a importância da atividade física, busca-se promover um estilo de vida mais saudável entre os habitantes da cidade de Quito.
O Dia Mundial da Saúde é celebrado todo 7 de abril em comemoração à criação, em 1948, da Organização Mundial da Saúde e é estabelecido como uma data chave para repensar as políticas de saúde, visibilizar desigualdades e lembrar que o direito a uma vida digna também passa por um sistema médico eficiente e universal.
Para conhecer as boas práticas das cidades educadoras que inspiram, assim como a de Quito, visite o novo banco de experiências.
Não se esqueçam de nos seguir nas nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!
Twitter: @CE_AmLatina
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA