No contexto da celebração do Dia Mundial da Atividade Física, destacamos esta iniciativa educacional da cidade de Quitandinha: Projeto esportivo de futebol.

O direito ao esporte e o acesso a uma vida mais saudável através da experiência esportiva se combinam com uma educação de qualidade nesta experiência promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes do município de Quitandinha.
Os estudantes matriculados no turno ampliado têm acesso a aulas de futebol, onde, além de aprenderem técnicas e estratégias próprias do esporte, são oferecidos diversos conhecimentos que buscam preparar os alunos para diferentes modalidades de jogos e competições, promovendo qualidade de vida e saúde, e também ampliando as oportunidades para atuar no futebol profissional.

Imagem
Quitandinha

Busca-se contribuir para o desenvolvimento da ética, da responsabilidade e da cidadania, pois, por meio do esporte, aprendem-se valores importantes como respeito, disciplina e trabalho em equipe. Os workshops esportivos também oferecem oportunidades exclusivas aos alunos para participarem de campeonatos municipais especialmente desenhados para eles, com prêmios significativos, onde são desenvolvidas habilidades e conhecimentos que podem ser úteis para representar o município em competições regionais e estaduais, além de futuras atuações no esporte profissional.
O acompanhamento da evolução e do desenvolvimento das habilidades motoras e perceptivas, os avanços escolares e a melhoria geral dos índices, as técnicas tanto de futebol quanto de outras áreas, entre outros conhecimentos fundamentais para o sucesso escolar, tem potencializado amplamente o desempenho de todos os alunos da rede municipal e contribuído para que adotem um estilo de vida saudável, com resultados visíveis no processo de ensino-aprendizagem, aumentando os índices de aprendizado e a qualidade educacional da cidade.

Imagem
Quitandinha

A experiência de Quitandinha está em conformidade com a Carta das Cidades Educadoras, alinhada aos princípios 8, 10, 11 e 16: Os espaços esportivos e recreativos são fundamentais para o desenvolvimento de uma comunidade saudável e como estratégia para promover uma boa convivência. Através do esporte, são promovidos valores e ações educadoras, gerando novos espaços de encontro para a cidadania, tornando-se assim uma ferramenta de alto impacto para enfrentar conflitos e construir relações colaborativas que resultem na inclusão social. Pensar em inclusão e esporte permite o reconhecimento da diversidade na população e motiva a busca por respostas e ações positivas, propondo diversas atividades inclusivas.
O Dia Mundial da Atividade Física é celebrado todo dia 6 de abril e foi instituído em 2002 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da atividade física diária e os benefícios que ela representa para a saúde.
Para conhecer as boas práticas das cidades educadoras que inspiram, assim como a de Quitandinha, visite o novo banco de experiências.

Não se esqueçam de nos seguir nas nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!
Twitter: @CE_AmLatina
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio