Codepillars Club: um espaço para fomentar a participação das meninas na ciência e na tecnologia

A cidade de Caguas promove o projeto Codepillars Club, destinado a incentivar a participação das meninas nas ciências, na tecnologia, na engenharia e no design. Para isso, propõe-se um espaço educativo semanal com oficinas dinamizadas por mulheres profissionais das diversas áreas temáticas. Também são desenvolvidas atividades voltadas para reforçar sua autoestima, criatividade e suas habilidades de cooperação e liderança, para que possam se imaginar como futuras empreendedoras e líderes.

Imagem
Codepillars

Segundo estatísticas da UNESCO, menos de 30% dos pesquisadores em nível mundial são mulheres e elas têm uma presença minoritária nos estudos de ciências, tecnologias, engenharias e matemática. Em coerência com esses dados, um relatório publicado pelo Instituto Nacional de Ciência de Porto Rico indica que, no ano de 2012, apenas 3,1% e 4,8% das meninas se formaram nos cursos de engenharia e informática, respectivamente.

Imagem
Codepillars

O projeto foi iniciado em 2017 sob a iniciativa do governo local de Caguas e é coordenado pelo Centro Criollo de Ciência e Tecnologia do Caribe (C3TEC), uma corporação sem fins lucrativos com participação municipal que oferece um espaço interativo de aprendizado e experimentação nas áreas de ciências e tecnologia.
A proposta é gratuita e organizada em formato de oficina, com frequência semanal durante 6 meses, para meninas de 9 a 16 anos, selecionadas a partir de sua inscrição por meio de uma carta de motivação. Baseia-se em um modelo educacional que integra de forma ativa e lúdica as áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM, em inglês), com o objetivo de que as participantes idealizem, desenvolvam e concluam um projeto a partir de uma necessidade identificada em seu entorno. As sessões são dinamizadas por mulheres profissionais em cada um dos temas e incluem conteúdos complementares relacionados com habilidades de cooperação, comunicação, liderança, autoestima e criatividade. Também se incentiva que participantes de edições anteriores atuem como mentoras dos novos grupos.

Imagem
Codepillars

Ao final de cada edição, é organizado um evento aberto ao público, onde as meninas apresentam seus projetos e/ou protótipos de produtos desenvolvidos.
O nome Codepillars vem do significado da palavra "Caterpillars", que é a lagarta (representada no logotipo do clube) que se transformará em uma borboleta (como mostra o símbolo/logotipo do Programa). O conceito foi desenvolvido para que as meninas iniciem na disciplina de codificação e se desenvolvam como meninas empreendedoras nas ciências e na tecnologia.

Imagem
Codepillars

Essas iniciativas favorecem a cooperação, a curiosidade e a criatividade, ao mesmo tempo que abrem possibilidades e oportunidades, empoderando meninas e jovens, transformando as ciências em um espaço para todos, tornando a realidade mais inclusiva e igualitária.

Não se esqueçam de nos seguir nas nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!
Twitter: @CE_AmLatina
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA

 

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio