“Cidadãos Como Você”: uma iniciativa que reforça a cultura cidadã melhorando a convivência na cidade.

 A cidade de Medellín vem implementando essa boa prática desde o início de 2018, destinada a promover a construção de cidadania e convivência através de uma estratégia baseada no reconhecimento de comportamentos sociais positivos. “Cidadãos Como Você” foca particularmente em melhorar a confiança entre os cidadãos e cidadãs e a imagem que têm uns dos outros, através da visibilização de práticas pró-sociais que ocorrem com muita frequência na cidade, mas que costumam passar despercebidas. Seu principal objetivo é instalar uma narrativa que ressalte as ações e disposições que favorecem a convivência de maneira cotidiana e que reconheça o compromisso silencioso da maioria dos habitantes em favor da cultura cidadã. Da mesma forma, busca-se gerar uma expectativa de pró-socialidade, reforçando a mensagem de que na cidade já há muitas pessoas agindo em favor do bem comum.

Imagem
Ciudadanos Como Vos. Experiencia de Medellin

A iniciativa se sustenta em três ferramentas principais para a transformação cultural: a gratidão e reconhecimento positivo (que busca ressaltar aqueles comportamentos e percepções pró-sociais); a normalização (que reforça a vinculação da cultura cidadã como elemento de identificação grupal) e a interação lúdica na cidade, que, através de pequenas gratificações na rua, reconhece e incentiva o cumprimento cotidiano das normas de convivência.
Implementa-se através de três táticas: A Apropriação Cidadã inclui todos os esforços e atividades dirigidas para que a mensagem geral, os objetivos e a conversa proposta por “Cidadãos Como Você” sejam replicados, assumidos e debatidos pelo conjunto da cidadania. Isso supõe o desenvolvimento de ferramentas de incidência e a mobilização de grupos e atores-chave. O enfoque usado para essa tática se concretiza nos “workshops de co-criação cidadã” nos quais se fomenta que os participantes sejam os protagonistas de seu desenvolvimento e se utilizam materiais pedagógicos especialmente desenhados, as “Caixas de ressonância”, para facilitar esses processos. Também são organizados encontros acadêmicos para aprofundar no enfoque e práticas do projeto.
A Mobilização Territorial reúne todas as ações que se desenvolvem no espaço público, desde atuações que permitem colocar na agenda pública a proposta de “Cidadãos Como Você”. Inclui ações de pequeno formato como: a entrega de reconhecimentos ou “cultas” por parte de agentes de trânsito para reconhecer o cumprimento de normas cívicas na rua; o envio de “fotocultas” que, ao contrário das multas de trânsito, felicitam por carta os motoristas por suas ações respeitosas com a segurança viária; as “comparsas de reconhecimento” nas quais grupos de atores agradecem de forma festiva os bons gestos para favorecer a mobilidade segura; os “concertos a contribuintes” nos quais as escolas de música municipais organizam concertos para grupos de vizinhos que cumprem com suas obrigações tributárias; as “serenatas a demanda” nas quais pessoas particulares podem solicitar uma serenata dedicada a alguém de seu bairro para reconhecer e agradecer seu bom fazer em favor da comunidade ou a pintura de murais que retratam histórias significativas para o projeto.
Outras ações são realizadas na forma de “experimentos sociais” nos quais grupos de cidadãos são confrontados a situações cotidianas que os fazem tomar partido por práticas de cidadania e estabelecer um diálogo com a comunidade (por exemplo, interpelar alguém que joga lixo na via pública em vez de colocá-lo nos contêineres correspondentes). Esses experimentos são gravados em vídeos e usados, por sua vez, como ferramentas de sensibilização. De forma similar, são colocados em marcha “laboratórios comunitários” nos quais se trabalha com os vizinhos e vizinhas aspectos de convivência, resolução de conflitos, gestão de resíduos, etc.

Outras ações de maior alcance são o “ônibus da confiança”, no qual os usuários compram o bilhete através de uma caixa aberta não vigiada pelo motorista, ou as “lojas da confiança” nas quais os compradores depositam o custo do produto sem a supervisão de um vendedor e os fundos obtidos revertam em projetos de associações e coletivos locais. A Comunicação Pública inclui campanhas de comunicação que visibilizam que a maioria da população já desenvolve comportamentos pró-sociais, através de vídeos e mensagens divulgadas por redes sociais, cartazes na via pública, campanhas em meios audiovisuais, etc.

Imagem
Ciudadanos Como Vos. Experiencia de Medellin

 

Essas ações promovem e fomentam cidades mais educadoras. Parabenizamos Medellín por essa experiência e convidamos o restante das cidades da rede a compartilhar suas experiências com a Delegação.

Não esqueçam de nos-seguir em nossas redes para ficar atualizados nas novidades!
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA
Twitter: @CE_AmLatina

 

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio