Desde a Delegação para América Latina de Cidades Educadoras compartilhamos a inspiradora experiência de Leon, Guanajuato (Mexico) “Mi Barrio Habla”.
Esta experiência procura gerar e abrir diversos canais de comunicação com a cidadania para a recepção de demandas e escutar suas prioridades, assim como para que o governo municipal e a alcaldesa estejam em contacto com os habitantes do município oferecendo os diversos serviços que podem prestar as dependências municipais.
“Mi Barrio Habla” é realizado semanalmente em distintas colônias e comunidades rurais através de três ações principais: em primeiro lugar o encontro cidadão, que consiste em um exercício de escuta ativa e tem o objetivo de escutar as problemáticas da cidadania para dar uma solução por parte das dependências municipais.

Por outro lado a Assembleia, que é uma reunião onde informa-se à cidadania em geral os acordos gerados com as dependências municipais para a solução das problemáticas da zona. Por último a feira de serviços onde as dependências municipais levam ao local do evento os serviços que são de interesse da cidadania, assim como, a realização de atividades informativas, lúdicas e educativas.
O objetivo principal desta boa prática é manter um canal aberto e cercano com a cidadania através de diferentes exercícios. Para isso desenvolve-se um meticuloso trabalho prévio e posterior à iniciativa em si, o que consiste em um processo integrado e interinstitucional de capacitação , diagnóstico, oficina cívica, acompanhamento de acordos, entre outros.
Desde a Delegação consideramos que esta experiência encontra-se em sintonia com a Carta das Cidades Educadoras e seus princípios, que promovem e fomentam cidades mais educadoras. Parabenizamos a León por esta experiência e convidamos o resto das cidades da rede a compartilhar suas experiências com a Delegação.
Não esqueçam de nos-seguir em nossas redes para ficar atualizados nas novidades!
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA
Twitter: @CE_AmLatina