O mês de outubro começa com o Dia Internacional das Pessoas Idosas, jornada resolvida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para sensibilizar sobre o rol das pessoas idosas e promover sua inclusão e participação ativa na sociedade.
É por isso que o mês de outubro é considerado como o Mês do adulto idoso, onde desde a Delegação de América Latina procuramos promover e difundir experiências das cidades educadoras que garantam os direitos das pessoas idosas, sublinhando seu valor nas comunidades e a necessidade de eliminar estigmas relacionados com a velhice.
Neste sentido, a Carta das Cidades Educadoras enuncia transversalmente este espírito e expressa, em seu preâmbulo e em seu princípio 5 “Diálogo intergeracional”, a importância da inclusão, a participação ativa na sociedade e a cooperação entre as diferentes gerações para construir uma cidade mais educadora.
Por isso queremos destacar a experiência da cidade educadora de Montevideo, Uruguay, que através da Secretaria de Educação para a Cidadania e a Secretária de Pessoas Idosas impulso a inovadora criação de um Serviço interdisciplinario com especificidade em atenção a situações de violência, abuso e maus-tratos para com as pessoas idosas.

Os objetivos da experiência versam em oferecer uma resposta integral, psicossocial e legal especializada e personalizada, às pessoas idosas que se enfrentam a situações de violência, abuso e maus-tratos, através da articulação e coordenação com diferentes programas e serviços existentes no nível nacional, departamental e de prefeitura. Este equipe integral intervém através de assessoramentos, acompanhamentos, coordenações interinstitucionais e abordagens a longo prazo.

Por sua vez, queremos sublinhar a experiência de Rosario, Argentina com sua iniciativa Qué grande Outubro!. Através desta, e ao longo de todo outubro, a cidade desenvolve muitas atividades para reivindicar os direitos das pessoas idosas. Entre as atividades dessa agenda se encontram jornadas na Casa del Tango, festivais, sensibilizações, palestras e jornadas de teatro, entre outras.

Desde a Delegação estamos convencidos/as de que a geração de políticas públicas que fortalecem a integração e o respeito às pessoas idosas nas cidades educadoras é o caminho pelo qual há que continuar em consonância com a Convenção Interamericana sobre a Proteção dos direitos humanos dos idosos
Celebramos estas práticas positivas para com os idosos que envolvem a comunidade toda na promoção de uma cultura de respeito para com aqueles. Sigamos por este caminho em favor da efetiva satisfação dos direitos das pessoas idosas.
Não esqueçam de nos seguir em nossas redes para ficar atualizados nas novidades!
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA
Twitter: @CE_AmLatina