
O dia 15 de julho foi designado pela Assembleia Geral das Nações das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial das Habilidades da Juventude com o objetivo de sensibilizar sobre a importância de atender as problemáticas que afligem este importante sector global.
Desde 2017 é percebido um aumento progressivo dos jovens desempregados e que não cursam estudos ou recebem formação. A essa situação se adiciona a precarização das condições dos empregos aos que acessam, pelo qual é fundamental reforçar a conscientização sobre a importância de investir no desenvolvimento das habilidades deste grupo.
Na agenda Educação 2030 presta-se grande atenção ao desenvolvimento de competências técnicas e profissionais, especificamente no referido ao acesso a um ensino e formação técnica e profissional acessível e de qualidade; a aquisição de competências técnicas e profissionais com vistas ao emprego, o trabalho decente e o espíritu empresarial; a eliminação das disparidades entre os gêneros e a garantia de acesso das pessoas vulneráveis.
Nossas cidades sustentam um forte compromisso no delineamento e funcionamento de políticas públicas referentes à formação dos e das jovens, que destacam sua participação e o desenvolvimento de suas habilidades. É o caso das experiências Água, Câmera, Ação desenvolvida na cidade de Santo André (BRA); o projeto Pilares, desenvolvido na cidade de México e o projeto “Pintando Sueños” na cidade de Rosario, Argentina, dentre outras experiências.
Desde a Delegação para América Latina de Cidades Educadoras promovemos a formação juvenil através de nossa Carta de Princípios. O princípio 7 de Acesso à Informação sublinha que a cidade educadora promoverá as capacidades e habilidades científicas e investigativas de todas as pessoas, especialmente na etapa infantil e juvenil.
Além disso, está ativo em nossa Aula Virtual o curso de Políticas Públicas e Participação Juvenil destinado às equipes técnicas e políticas de suas cidade, no qual se propõe problematizar e refletir sobre o rol das juventudes no desenho e implementação de políticas públicas locais e no reconhecimento de seus direitos.
Convidamos as cidades a refletir sobre as habilidades da juventude e as políticas públicas implantadas em prol de fomentar o desenvolvimento de competências e formação técnica entre os jovens e discutir as tendências atuais do emprego jovem.
Não esqueçam de nos seguir em nossas redes para ficar atualizados/as nas novidades!
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA
Twitter: @CE_AmLatina