No dia 30 de maio de 2024, a Delegação para Latinoamerica da AICE em colaboração com as cidades de Medellín, Valência e Rosário, realizou, em formato virtual, um Diálogo educador sobre esporte comunitário como modo de habitar o espaço público.

Inaugurou o encontro a Secretária Geral da AICE, Marina Canals, que refletiu sobre o significado do esporte nas cidades educadoras, concluindo que o esporte melhora a saúde da comunidade e é um recurso de transmissão de valores entre as pessoas que o praticam . O respeito às regras e códigos é outro importante aspecto dessa atividade, assim como a criação de sinergias com importantes setores como o turismo, gerando dinâmicas virtuosas.
Seguidamente, desde Valencia, María Ángeles Vidal Ruiz, Diretora Gerente da Fundação Deportiva Municipal, dialogou sobre o trabalho de sua instituição, ente autônomo e técnico do Ayuntamiento de Valencia e seu papel vital na organização (em associação com atores públicos e privados) de eventos esportivos com uma notória vertente popular. Também comentou acerca da implementação de programas esportivos para escolas ou a população em geral (jogos esportivos, aquagym) em poliesportivos municipais e sobre a realização de jornadas técnicas voltadas à formação cidadã e de entidades gestoras da atividade esportiva e recreativa.
Desde “Rosario em movimento”, proposta implementada pela cidade de Rosário, Argentina, manifestaram que o conceito do Esporte associado ao movimento expande essa atividade e incorpora possibilidades além da prática esportiva em si mesma. Para essa cidade argentina, o espaço público e sua capacidade para potenciar o vínculo com a cidade, são elementos fundamentais em todo plano de práticas esportivas. Igual que em Valencia, Rosário tem uma grande quantidade de poliesportivos, gimnasios urbanos a céu aberto, espaços de movimento, entre outros, distribuídos em toda a cidade e que congregam não só aos cidadãos mas também a instituições ou clubes que os utilizam.
Para a cidade de Medellín, Colômbia, a centralidade do espaço público como um ambiente seguro onde se potencia a participação e congregação de amigos, famílias, cidadãos tem sido também um eixo fundamental do plano de “Território gerido para esporte, recreação e atividade física (DRAF)”, que não é reduzido só ao trabalho nos espaços pensados especificamente para a recreação ou a prática esportiva, mas que procura conceber a cidade como cenário do esporte. Isso procura melhorar a qualidade de vida da população através de um trabalho colaborativo do setor público e privado.
Essas três experiências reafirmam a noção do governo local como ator fundamental na conformação e organização de espaços, serviços, programas e eventos esportivos na cidade educadora. A seu lado, as empresas, os clubes esportivos, a sociedade civil organizada, entre outros atores públicos e privados, colaboram e são uma parte vital na construção de cidades educadoras através do esporte e os valores que transmite e põe em jogo.
Os projetos realizados por cada prefeitura evidenciam a importância dos princípios da Carta das Cidades Educadoras, como o princípio 11 de espaço público habitável; o princípio de identidade da cidade (10º); acompanhamento e melhora contínua (9º); promoção da saúde (14º); inclusão e coesão social (17º); entre outros.
Agradecemos enormemente a participação de Valência, Rosario e Medellín e convidamos à cidadania a aproveitar esses recursos esportivos e recreativos.
Para reviver o Diálogo, pode acessar aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bLTAIoKMTP8
Não esqueçam de nos seguir em nossas redes para ficar atualizados/as nas novidades!
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA
Twitter: @CE_AmLatina