
A cidade educadora de Mauá, no estado de São Paulo, Brasil, conta agora com a participação do grupo indígena Nhande Vae’ Ete’ em suas reuniões mensais e acompanharão a alunos do programa de pós-graduação de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC) e a funcionários do município na construção de um plano de ação para a criação de um Centro de Saberes, Memórias e Culturas Indígenas no Parque da Gruta de Santa Luzia em Mauá.
Consideramos que este tipo de experiências avançan com firmeza na conformação de uma cidade educadora diversa e sem discriminação, tal como é apresentado pelo Princípio 3 de nossa Carta das Cidades Educadoras.
O trabalho articulado entre o município, a universidade e grupos indígenas contribui à promoção da educação na diversidade para a compreensão, cooperação, reconhecimento e respeito dos povos indígenas e outras etnias objeto de discriminação.
Se favorece, desse jeito, a diversidade cultural, o diálogo e a escuta ativa em condições de igualdade, assim como se contribui a corrigir as desigualdades motivadas pela classe social, procedência, etnia, gênero ou qualquer outra.
Parabéns a Mauá por essa grande experiência!
Não esqueçam de nos-seguir em nossas redes para ficarem atualizados nas novidades!
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA
Twitter: @CE_AmLatina