As cidades educadoras reafirmam o compromisso com a educação

Este 24 de janeiro, comemora-se a sexta edição do Dia Internacional da Educação, proclamado pelas Nações Unidas em homenagem ao papel vital que a educação tem para a paz e o desenvolvimento. 

O trabalho da Delegação para América Latina de Cidades Educadoras, inspirada na Carta de Cidades Educadoras e seus princípios, é claro sobre o enorme protagonismo que a educação, em todas suas modalidades, tem para a consolidação de cidades e seu papel educador.  

Assim o afirma o Princípio 1 de “Educação inclusiva ao longo da vida”, o qual promove a existência de condições de igualdade e liberdade nos meios e oportunidades de formação; e o Principio 3 de “Diversidade e não discriminação”, que vela por uma educação que combata cualquer forma de discriminação, favorecendo a liberdade de expressão e cultos, a diversidade cultural, o diálogo e a escuta ativa em condições de igualdade.

Desde a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) tem-se apresentado hoje com mas importância que nunca o compromisso com a paz ante a emergência de uma onda de conflitos violentos e do aumento alarmante de diversas formas de discriminação, xebofobia e racismo em todos os aspectos da vida. 

São estes flagelos os que, através da aplicação dos princípios mencionados em nossa Carta, as cidades educadoras procuram enfrentar e desarticular. Como Delegação para América Latina de Cidades Educadoras, assumimos dia a dia este compromisso e convidamos a todas as cidades da rede a continuar em seus esforços por oferecer instâncias inclusivas de educação em todas suas modalidades e ampliar as oportunidades de acesso à mesma. 

Não esqueçam de nos seguir em nossas redes para ficar atualizados nas novidades!

Instagram: @ciudadeseducadorasla

Youtube: @CiudadesEducadorasLA

Twitter: @CE_AmLatina

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio