A Rede Brasileira de Cidades Educadoras realizou o IX Encontro em São Paulo

Nos dias 4 e 5 de outubro as cidades pertencentes à Rede Brasileira de Cidades Educadoras (REBRACE) se encontraram em São Paulo para realizar o IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, que teve como lema “Promover e fortalecer as aprendizagens transformadoras nos territórios das cidades”, colocando à educação como eixo central do projeto de cidade. O Encontro reuniu representantes de diversas cidades do Brasil, gestores públicos, educadores e organizações da sociedade civil. A Delegação para América Latina esteve presente e contribuiu para este importante evento da Rede Brasileira por meio da participação da sua Diretora, Laura Alfonso e Silvina Ortiz, membro da equipe técnica.  

O tema do Encontro inspirou-se no princípio 2 da Carta das Cidades Educadoras, que fala sobre "Política Educacional Ampla", de caráter transversal e inovador. Promovendo a participação na educação da população de todas as instâncias cidadãs: desde o governo local até organizações da sociedade civil e o setor privado para beneficiar a cidadania e seu desenvolvimento nas dimensões física, emocional, cultural, social e intelectual.

Imagem
La Red Brasileña de Ciudades Educadoras realizó su IX Encuentro en São Paulo

O encontro contou com uma abertura em a que participaram o Secretário de Educação da Cidade de São Paulo, Fernando Padula; a Secretária de Educação de Curitiba, Cidade Coordenadora da Rede Brasileira, Maria Silvia Bacila, e a Diretora da Delegação da AICE para a América Latina, Laura Alfonso. Em seguida, foi realizada a Mesa de Prefeitos e Prefeitas, onde discursaram Sebastião Ferreira Martins Junior (Apucarana), Rogério Luciano Pacheco (Concórdia), Jeanice de Freitas Fernandes (Camargo), Bruno Lopes-Correia (Sec. Adjunto Educ. São Paulo) e Marcelo Fachinello (Pte. Câmara Municipal de Curitiba).

O painel de abertura abordou as oportunidades de educação nas cidades ao longo da vida. Foi moderado por Natacha Costa, diretora geral da Associação 'Cidade Escola Aprendiz', e apresentaram Elena Singer (socióloga), Braz Nogueira (ex-diretor da Escola Municipal de Ensino Básico Campos Salles), Valdir Lamim-Guedes (biólogo com Mestrado em Ecologia) e Lígia Jalantonio Hsu (Supervisora de Formação na Secretaria de Cultura).

Foram compartilhadas experiências das cidades membros da REBRACE, nos formatos "Painel" e "Pôster", abordando os seguintes eixos temáticos:

-Oportunidade de aprendizado ao longo da vida

-Promoção de qualidade de vida e sustentabilidade

-Muitas culturas, muitas oportunidades de aprendizado

Por último, foi realizada a Assembleia da REBRACE, onde Curitiba renovou seu compromisso com a coordenação da REBRACE, juntamente com Passo Fundo, que foi selecionada para a Comissão de Coordenação e Acompanhamento.

Agradecemos imensamente a disposição das cidades brasileiras para se reunir e compartilhar valiosas experiências, e esperamos que isso seja um ponto de partida para mais e melhores experiências.

Não deixem de nos seguir em nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

Instagram: @ciudadeseducadorasla

Youtube: @CiudadesEducadorasLA

Twitter: @CE_AmLatina

Imagem
La Red Brasileña de Ciudades Educadoras realizó su IX Encuentro en São Paulo
Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio