A cidade de San Vicente já faz parte da AICE

San Vicente é uma cidade localizada no departamento de Castellanos do estado de Santa Fe, Argentina. Recentemente, a cidade de San Vicente entrou na Associação e aqui comenta quais foram seus motivos.

Qual foi o motivo da adesão à associação?

Em primeiro lugar, foi a necessidade de fazer da educação uma verdadeira política de estado ao nível local, entendendo que, para isso, é fundamental uma construção coletiva entre o município e toda a comunidade / e a comunidade inteira.

Além disso, foi um impulso que veio acompanhado pelo exemplo que pudemos conhecer de outras cidades que fazem parte da associação há vários anos e com as quais geramos importantes laços. Entendemos, como elas, que não há mudanças possíveis e duradoras na sociedade que possam gerar-se sem uma proposta educativa que atravesse e interpela à vida de cada um dos habitantes de nosso território.

Quais são as expectativas que vocês têm respeito de sua participação na AICE?

Para a cidade de San Vicente significa, ao mesmo tempo, um pulo de qualidade e um desafio.

O primeiro deles porque vai nos permitir compartilhar experiências com outras cidades, fazendo-nos parte de uma rede de municípios que entendem do mesmo modo esta necessidade e este conceito.

O segundo deles, porque temos nas nossas mãos a possibilidade de gerar mudanças, de começar a pensar diferente ou de fazer real o que está sendo projetado há tempo. Pertencer a esta associação implica conhecer em profundidade qual é nosso objetivo desde a educação e para com ela. É um caminho para um pensamento transversal e um acionar consequente com isso.

Finalmente, esperamos que estas duas questões nos ajudem a sistematizar muitos processos que vêm sendo realizados e possam ser plasmados para sua proteção e durabilidade no tempo.

Quais são os aportes de valor que sua cidade pode brindar à Associação e às outras cidades membro?

Consideramos que San Vicente, sendo uma cidade nova, tem um longo caminho a percorrer e uma grande variedade de possibilidades a explorar, trabalhar e abordar de maneira conjunta. Podemos contribuir com as experiências transitadas até o momento, que não são muitas, mas possibilitam uma análise e abordagem em conjunto com quem tem mais conhecimento no tema. Porém, também podemos contribuir com o olhar dos atores locais para pensar junto a outros. Por fim, nossa maior contribuição será a responsabilidade e o compromisso para com a associação e seus integrantes.

Como constrói sua cidade o conceito da Cidade Educadora?

Embora a educação seja trabalhada através de múltiplas ações e quase implicitamente em muitas das decisões tomadas, San Vicente hoje encontra-se em um processo de reflexão sobre o conceito de cidades educadoras já que implica para todos os integrantes da comunidade e, especialmente para aqueles vinculados à toma de decisões, uma mudança de paradigma nos modos de trabalho. Entender que o ambiente no qual nos encontramos diariamente pode ser uma das fontes mais importantes e valiosas para a aprendizagem se torna uma premissa que deve guiar e acompanhar o trabalho. Hoje conhecemos o conceito, o analisamos, iniciamos um processo diagnóstico para reconhecer-nos neste novo olhar e começamos a projetar a partir disso.

Por que pensa que outras cidades deveriam se aderir à AICE?

Fazer parte da associação significa, primeiramente, uma necessidade de trabalho interno, de olhar para nós mesmos, de mudar os modos de pensar e agir para fortalecer e potenciar aquilo que se vem fazendo. Mas, principalmente, se torna uma oportunidade de trabalhar com outros, de pertencer a uma trama na qual existe a possibilidade de nutrir-se da experiência, de partilhar olhares, de criar coletivamente, de contagiar entusiasmo e, fundamentalmente, de avançar com certeza para a grande convicção subjacente a estas propostas que se resume em acreditar que não existe um mundo melhor possível sem uma melhor educação real e acessível para todos.

Imagem
La ciudad de San Vicente ya es parte de la AICE
Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio