II Seminário Internacional “Passo Fundo Cidade Educadora”

O dia 3 de agosto a cidade de Passo Fundo (Brasil) foi realizado o II Seminário Internacional “Passo Fundo Cidade Educadora”, como objetivo de permitir uma aproximação dos funcionários e da cidadania com o trabalho de Cidades Educadoras.

O encontro se desenvolveu de forma presencial, na Arena UPF Parque, e foi organizado pela Secretaria de Educação de Passo Fundo, no marco das atividades programadas pelos 165 anos da cidade brasileira.

A jornada contou com a participação da prof. Maria Sílvia Bacila, Secretária de Educação de Curitiba e representante da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, Emília Hercules, representante da Rede Brasileira de Cidades Educadoras e Silvina Ortiz, representante da Delegação para América Latina de Cidades Educadoras.

Além disso, se organizaram mesas de diálogo de análise e elaboração de projetos educadores destinados aos funcionários da Prefeitura. De outro lado, foram coordenaras diversas instâncias de diálogo com a cidadania, permitindo a socialização de experiências importantes em atividades educativas que encontram espaços de aprendizagem nas cidades.

Assim, o Seminário reuniu servidores públicos, trabalhadores de educação, representantes de entidades, empresas, organizações sociais, instituições de ensino e representantes da Delegação para América Latina de Cidades Educadoras e da Rede Brasileira de Cidades Educadoras.

Programa

  • Módulo I: Seminário interno para funcionários da Prefeitura – Hora 8.30 a 11.30

Início da jornada a cargo do prefeito de Passo Fundo, Sr. Pedro Almeida.

Apresentações de Maria Sílvia Bacila e Silvina Ortiz.

  • Módulo II: Workshop interno para funcionários da Prefeitura. Atividade de reflexão sobre temática abordadas no primeiro Módulo, tomando os conteúdos da Carta como roteiro ou guia para fornecer uma visão própria da vertente educadora de distintas políticas e ações municipais. Atividade coordenada por Emília Hercules.

As conclusões da atividade se detalham a seguir:

Partindo de uma correta identificação do vínculo entre o projeto trabalhado e os princípios da Carta de Cidades Educadoras, a maior parte dos grupos, com base em políticas e planos já existentes na prefeitura, desenvolveram projetos superadores. Nesse sentido, os e as funcionários/as de diferentes secretarias sublinharam a importância da planificação de programas transversais e intersetoriais que fomentem políticas e valores educativos em distintos espaços e sobre diversos grupos populacionais.

  • Módulo III: Apresentação da AICE y Conferência Aberta à Cidadania

Início do programa da tarde a cargo do prof. Adriano Canabarro Teixeira, Professor da Universidade de Passo Fundo e Secretário Municipal de Educação na Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

Apresentações de Silvina Ortiz e Emília Hercules.

Diálogo sobre Cidades Educadoras com a cidadania e apresentação da experiência de Porto Alegre a cargo de Alexsandro Machado.

Conferência sobre os desafios da Cidade Educadora a cargo da prof. Adriana Bragagnolo, Coordenadora de Extensão e Integrante do Projeto de Extensão UniverCidade Educadora da Universidade de Passo Fundo.

Rodada de perguntas com cidadãos e cidadãs presentes.

 

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio