Fórum Cidades Educadoras: Desafios e Possibilidades
Nos dias 4 e 5 de abril de 2023, na sede da Universidade Franciscana (UFN) da cidade de Santa Maria (RS), aconteceu o Fórum “Cidades Educadoras: Desafios e Possibilidades”. O evento foi organizado em conjunto com a Federação de Associações de Municípios de Rio Grande do Sul (Famurs), a Universidade Franciscana (UFN), a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) representada pela Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace) e a Delegação América Latina. O evento reuniu acadêmicos, professores e gestores de todo o Rio Grande do Sul no 10º andar do Prédio 17 do Conjunto III. Foram discutidos os desafios e as possibilidades de implementar espaços urbanos que tem a educação como grande estratégia de desenvolvimento municipal e regional.

A abertura do Fórum contou com a conferência que tinha como tema “O que são Cidades Educadoras? Abrindo a carta das Cidades Educadoras” a cargo da Diretora da Delegação para América Latina, Laura Alfonso, e a Secretaria de Educação de Curitiba, cidade coordenadora da Rebrace, Maria Sílvia Bacila. Na mesma, depois de dar as boas-vindas ao evento, a Sra. Laura Alfonso falou sobre o projeto de Cidades Educadoras que tem a educação –em sentido amplo- como transformadora das cidades como eixo principal. De outro lado, a Sra. Maria Sílvia Bacila, depois de fazer uma breve introdução do trabalho da Rede Brasileira, apresentou os princípios da Carta de Cidades Educadoras e convidou às cidades presentes a participar do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras na cidade de Curitiba no ano próximo.

A jornada do dia 5 de abril começou com a conferência “Cidades Educadoras na prática: experiências e desafios” que contou com a participação de representantes dos municípios de Curitiba, Passo Fundo, Soledade e Camargo. As quatro cidades tiveram a oportunidade de conversar sobre a sua experiência como cidades membro da AICE e os projetos e programas educacionais conduzidos pelos seus municípios.

O evento continuou com a conferência “Cidades Educadoras e desenvolvimento regional: A educação como insumo para a inovação” ministrada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), SEBRAE, Parque Tecnológico e UFN. Além das instituições protagonistas, os representantes de Porto Alegre tiveram um espaço para expor sobre a sua experiência no reingresso na AICE.

Finalmente e para concluir, desenvolveu-se uma conversa com o professor Marcio Tascheto, da UFN, e com Itamar Baptista Chagas, coordenador técnico da educação da FAMURS, “Cidades Educadoras não é um PRÊMIO! Queremos assumir esse compromisso?”.

Para assistir novamente o evento, podem acessar ao Youtube da FAMURS através dos seguintes links:
4/04/2023 – https://www.youtube.com/watch?v=lcDxFewVjbA
5/04/2023 manhã - https://www.youtube.com/watch?v=z5QZcsxdqwE
5/04/2023 tarde - https://www.youtube.com/watch?v=-3ihiah7jwo
