A Feira de Cidades Educadoras em Santa Fe “Colecionando ideias” aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de julho do presente ano das 9:30 às 11:30hs e 14:30 às 16:30hs, na Estación Belgrano.

Esta atividade foi impulsada pela Prefeitura da cidade de Santa Fe, com conjunto com a Delegação para América Latina de Cidades Educadoras e teve como objetivo aprofundar o conceito de Cidades Educadoras e promover os princípios da Carta de Cidades Educadoras. O objetivo da Feira consistiu em coletar propostas para recuperar a memória social e educativa de diversas instituições e pessoas dedicadas à formação em diferentes áreas da cidade a fim de traçar um horizonte diverso e heterogéneo que transforme os conhecimentos colecionados em outras séries que enriqueçam a Educação na área cultural e social. Desta forma, durante os três dias estiveram presentes referentes de aproximadamente 40 instituições que trabalham na área educativa com projetos relacionados a diversas temáticas, como Ambiente, Mobilidade, Desenvolvimento Económico, Jogos, Cenários para jogar, Música, Artes e Múltiplas linguagens, Saúde, Novas tecnologias, ESI e outras.
Na apertura da Feira foi realizada uma apresentação de Cidades Educadoras a cargo da Diretora da Delegação América Latina, Laura Alfonso. Na sequência, Huaira Basaber, Subsecretária de Gestão Cultural e Educativa da Prefeitura de Santa Fe apresentou os Projetos educativos culturais “Veredas para jugar”, “Es cosa de barrio” e “Comisión Social del Afecto "Escuela Rodante”. Finalmente, a inauguração da Feira esteve a cargo do Prefeito da cidade de Santa Fe, Emilio Jatón, quem sublinhou que a cidade assumiu um compromisso com a educação para que todas as pessoas tenham um futuro melhor.
Pela tarde foi realizada uma oficina de cidades educadoras a cargo da equipe da Delegação, onde participaram 20 pessoas membro das organizações, instituições educativas e município. A oficina teve como objetivo fortalecer as capacidades institucionais e ações transversais e da construção de projetos colaborativos entre o governo local e a sociedade civil.