A Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará (EMEA) de Santo André trabalha desde 2016 com o objetivo de que a cidadania aprenda formas de viver na cidade de jeito sustentável e integrada com o meio ambiente, gerando transformação social para a formação das pessoas mais sensibilizadas e ativas ambientalmente.
EMEA trabalha em colaboração com diferentes áreas municipais, ONGs e voluntários da sociedade civil para desenvolver práticas educativas que contribuem e potenciem acções para proteger e defender o meio ambiente, a ètica ambiental e melhorar a qualidade de vida da cidadania através da comunicação, mobilização, sensibilização, participação social e talheres profissionais para a geração de ingressos.
Deste jeito, o município põe em atividade iniciativas educativas que procuram gerar e fortalecer a consciência sobre a sustentabilidade e a importância de cuidar e preservar o entorno.
Por meio duma metodologìa de execução baseada em oficinas, os cursos educativos oferecidos neste espaço não formal tinham como objetivo a educação do sujeito ecológico relacionada com ações e práticas educativas complementares aos planos de estudos das instituições de ensino formal, numa escola de educação ambiental que faz ênfase a importância da educação sociocomunitária e a ecodependência.
EMEA pretende contribuir, assim, a mudar as atitudes de indivíduos de todas as idades e em diferentes níveis, através da participação em atividades de educação ambiental, respeito e cuidado da biodiversidade do entorno onde se mora e com os demais.
Nesta linha, a Escola procura melhorar a qualidade da vida da cidadania atravès da comunicação, mobilização, sensibilização, participação social e oficinas profissionais para a geração de ingressos e desenvolver a consciência e sensibilización de toda a cidadania frente aos problemas ambientais atuais, estimulando a participação da comunidade local na construção de umas práticas e atitudes sustentáveis e potenciando a interação do ser humano com a natureza.
Os temas são planejados, revistos e constantemente revisitados com o fim de cumprir com os objetivos sobre educação ambiental, sustentabilidade, conscientização e ação social dentro das políticas públicas e a gestão democrática, e se oferecem atividades de formação, de sensibilização/reflexão, saúde, bem-estar, conhecimento cultural e práticas desportivas.
Conheça mais sobre esta e outras iniciativas ingressando no nosso Banco de Experiências.