Dialogamos com Dante Tapparelli no quadro do Dia Internacional da Cidade Educadora

No dia 30 de novembro realizou-se a oitava edição do Dia Internacional da Cidade Educadora sob o lema «a cultura, fonte de criação e aprendizagens na Cidade Educadora». Neste quadro, desde a Delegação de Cidades Educadoras para América Latina, tivemos a oportunidade de entrevistar Dante Taparelli, Secretário de Cultura e Educação da Municipalidade de Rosario.

Dante Taparelli é um artista plástico e prático, militante do arte urbano, de formação autodidata e com uma ampla trajetória em diversos âmbitos da cultura e da gestão. Sua figura é parte da identidade de Rosário em todos os sentidos, como sujeito ativo, formador e receptor de cultura, mas sobretudo como educador de forma integral. A sua vez, sempre foi um grande colaborador da Delegação de Cidades Educadoras para América Larina, e um construtor da identidade de Rosário como cidade educadora.

Com a celebração do Dia Internacional das Cidades Educadoras procuramos mobilizar a todos os agentes culturais dos municípios e promover o diálogo e as oportunidades artísticas que cada município oferece, aportando à geração de novas sinergias e aprendizagens. Na conversa que a Delegação teve com Taparelli colocou-se em prática este lema e objetivo.

Respeito ao rol da cultura na construção de uma Cidade Educadora Dante refletiu:

“Uma cidade educadora é uma cidade culta, é como um sinónimo, um diz, que é a cultura? e você entra numa biblioteca, abre um livro, revisa uma receita de sua mãe, você entra no ônibus e cede do seu lugar, desfruta da via pública, a responsabilidade dos museus. E é indiscutível, quando você se senta numa obra de teatro e seguramente qualquer coisa que vê te interpela, te educa, a maneira de ser te educa, o jeito de se  transportar te educa, o ordem público te educa, a dinâmica dum estado que da ordem nas ruas, que ordena a convivência, é educação, os espaços públicos são educação. (...)  É construído sobre o construído, é o jeito de ampliar direitos, de ampliar cultura, de popularizar a cultura, que a cultura seja doméstica e que a gente a tenha incluída e que não é nada mais que um enorme exercício para pensar”.

Além disso, dialogou sobre a educação em relação à ação individual e Dante fez grande ênfase em que cada um em seu momento, em sua intenção, em sua ação, nas coisas que diz, educa. E sublinhou que temos que ser conscientes disso para ter cuidado.

Para finalizar, ao pensar sobre qual é a relevância de uma rede de cidades, e como desde ela se pode gerar e fomentar cultura na América Latina, ele focou na necessidade de fazer uma mistura de tudo o que é nossa cidade, e oferecê-lo a outros, de forma teórica e prática. O objetivo é tentar trasladar projetos, ideias a lugares com diferentes recursos sob o valor de que não importam os recursos com os que a cidade conta, sino o que fazem com os que têm.

Em sua reflexão, Dante Taparelli, destacou que sempre a fórmula é a sensibilidade, como usar os sentidos para gravar a fogo essas experiências, um se comove e o que te comove é inesquecível, seja ou que seja.

Agradecemos a Dante Taparelli pelo tempo e suas valiosas reflexões!

Desde a Delegação de América Latina de Cidades Educadoras convidamos as cidades a celebrar e compartilhar com nós as atividades a realizar da edição 2023 do Dia Internacional de Cidades Educadoras.

Na página web poderão acessar  à guia com orientações sobre a celebração, ao cartaz e a outros materiais de difusão e promoção desta especial jornada que se viverá em todo o mundo.

 

Contamos com vocês para ser parte deste dia!

Não se esqueçam segue nos em nossas redes para estar ao tanto das novidades!

Instagram: @ciudadeseducadorasla

Youtube: @CiudadesEducadorasLA

Twitter: @CE_AmLatina

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio