A partir da sua declaração em 2005 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no dia 17 de maio de cada ano é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem. O estabelecimento desta data procura promover a conscientização sobre a importância da reciclagem, como parte da estratégia das 4R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recuperar).
Através da transformação dos resíduos em novos produtos, é fomentada a preservação dos recursos naturais, a redução do volumem de resíduos e a contaminação gerada, a economia de energia e a redução da contaminação da água, do solo e do ar.
Neste contexto, compartilhamos a experiência de Recuperação de óleo vegetal para a produção de Biodiesel do município de Esquel como uma ação de reciclagem que compreende um forte componente educativo.

Com o objetivo de reduzir o impacto ambiental do Óleo Vegetal Usado, o município de Esquel implementa o seu programa de recuperação de Óleo Vegetal Usado para a produção de Biodiesel.
Trabalha-se na recuperação de aproximadamente 4.000 litros de óleo mensais que provém maiormente da indústria gastronómica local (confeitarias, restaurantes, cervejarias e food-trucks, entre outros). O mesmo é destinado como matéria prima para a geração de biodiesel, que posteriormente é utilizado para o funcionamento de veículos.
O município procura gerar o hábito nos vizinhos, vizinhas e gastronómicos em geral que geram óleo através da cocção dos seus alimentos, de armazenar o Óleo Vegetal Usado em uma garrafa, frasco ou bidão tampado. Depois, este material deve ser depositado em um dos “Pontos Limpos” da cidade, conhecido como o Ecocanje, para que posteriormente possa ser retirado e tratado pela empresa RBA Ambiental para a sua reutilização (empresa parceira na implementação da política pública).
Adotando um olhar educativo, procura-se com este programa gerar consciência sobre a importância o impacto da ação individual de cada vizinho/vizinha na gestão dos seus resíduos, sendo este um dos nós fundamentais que afeta todas as variáveis da crise ambiental global.
No caso particular do Óleo Vegetal Usado, educa-se sobre a correta gestão e a reutilização de um componente altamente poluente se não for bem tratado, razão pela qual é fundamental diminuir o impacto ambiental que gera este produto.
