
Da Delegação para América Latina da Associação Internacional de Cidades Educadoras reafirmamos o nosso compromisso com o Dia Internacional da Mulher para comemorar a luta das mulheres pela sua participação dentro da sociedade, em condição de igualdade de direitos. Os direitos das mulheres como direitos humanos foram reconhecidos no ano de 1993 na Conferência de Nações Unidas de Direitos Humanos, no intuito de integrar as mulheres no discurso dos direitos fundamentais em pé de igualdade.
O tema adotado pelo Dia Internacional da Mulher deste ano, proposto pela ONU Mulheres, é “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”, explorando o impacto da lacuna de gênero digital na ampliação das desigualdades econômicas e sociais. Além disso, o dia destaca a importância de proteger os direitos de mulheres e meninas em espaços digitais e abordar a violência baseada em gênero on-line facilitada por tecnologias da informação e da comunicação.
A clivagem digital acentua as desigualdades de gênero, sendo cada vez mais evidente no contexto das habilidades digitais e o acesso às tecnologias. É necessário garantir uma educação digital inclusiva e uma tecnologia transformadora para solucionar os desafios humanitários e de desenvolvimento e para realizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Reafirmando o compromisso de promover o reconhecimento e pleno exercício de todos os direitos econômicos, sociais, culturais e políticos das mulheres e de fomentar o acesso inclusivo ao mundo digital, convidamos aqueles que fazem parte das Cidades Educadoras a participar com ações concretas no trabalho diário do lugar que temos na sociedade para conseguir cidades mais inclusivas.