Cidades latino-americanas participaram da Assembleia Geral da AICE

Durante os dias 22 e 23 de março 2023, aconteceu em Sevilha (Espanha) a reunião da Assembleia Geral da AICE, órgão supremo no qual participaram os e as representantes de todas as cidades educadoras do mundo. O evento é um importante momento de encontro, reflexão e conexão entre as Cidades Educadoras e o âmbito no qual são debatidas, definidas, modificadas e aprovadas diversas questões de importância relacionadas ao funcionamento e desenvolvimento da AICE. Assim, foi escolhido o tema para o próximo Dia Internacional da Cidade Educadora (30 de novembro), que será realizado sob o lema “A cultura, fonte de criação e aprendizagens na Cidade Educadora”.

Imagem
Ciudades latinoamericanas participaron de la Asamblea General de la AICE

A atividade começou com uma conferência a cargo de Astrid Agenjo titulada “Cidades cuidadoras: a importância de colocar a sustentabilidade da vida no centro”, quem, partindo do enfoque da economia feminista, apresentou a problemática de invisibilização das tarefas reprodutivas ou de cuidado. Agenjo sublinhou o potencial de transformação dos governos locais, no entendimento que colocar ao cuidado no centro das políticas públicas locais é uma decisão e aposta política.

Posteriormente, continuou-se com a ordem do dia. Entre os pontos abordados, as Redes territoriais informaram sobre o seu acionar e a planificação de atividades do presente ano.  Neste sentido, a cidade de Curitiba (Brasil) convidou a todas as cidades a participar do próximo Congresso Internacional de Cidades Educadoras que, sob o lema “Sustentabilidade, inovação e inclusão na cidade educadora: transformando o presente”, acontecerá em maio de 2024.

Além da cidade de Curitiba, participaram presencialmente da Assembleia, em representação da América Latina, delegados e delegadas das cidades de Rosário e San Vicente (Argentina), Curitiba e São Paulo (Brasil), León (México) e Montevidéu (Uruguai). Entre eles, os membros de Rosário (vice-presidência), León (vocal), Curitiba (associado) e São Paulo (convidado) estiveram presentes na reunião do Comitê Executivo.

A Delegação AICE para América Latina destacamos a importância da participação presencial e virtual das cidades educadoras latino-americanas e convidamos a continuar cooperando nas distintas atividades propostas pela Associação.

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio