31 de outubro: Dia Mundial das Cidades

A Delegação para América Latina da AICE adere ao Dia Mundial das Cidades instaurado pela Resolução 68/239 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Imagem
Día Mundial de las ciudades

O lema deste ano, “Atuar localmente para ser globais”, convida os governos locais a tomar medidas no nível local que permitam atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Através das suas boas práticas locais, as cidades contribuem para a realização das metas globais. Neste sentido, as experiências educadoras desenvolvidas pelas cidades membro da AICE são fundamentais para garantir e expandir o direito à educação, contemplado no ODS 4 “Educação de Qualidade” que, porém, é transversal às metas globais, como mostra a abordagem integral da Carta de Cidades Educadoras.

Entende-se que esta comemoração oferece a possibilidade de promover o interesse na urbanização e fomentar a cooperação internacional para aproveitar as oportunidades, afrontar os desafios gerados pelo urbanismo e contribuir ao desenvolvimento urbano sustentável.

Embora a urbanização ofereça a possibilidade de novas formas de inclusão social, frequentemente esta não é a forma que adota o desenvolvimento urbano, abundando a desigualdade e a exclusão. Por isso, o Dia Mundial das Cidades procura impulsar a tomada de medidas e decisões de políticas públicas por parte das cidades do mundo inteiro que fomentem a inclusão, o desenvolvimento sustentável, a diversidade, etc.

As cidades e áreas metropolitanas são lugares centrais para o crescimento econômico nacional, desde que são as responsáveis do 80% do produto interno bruto (PIB), segundo dados da ONU.

Reafirmando o compromisso de promover o acionar local como ferramenta e chave da consecução de metas globais, convidamos aqueles que integram as Cidades Educadoras a participar com ações concretas no trabalho diário desde o lugar que temos na sociedade para alcançar cidades mais educadoras, sustentáveis, diversas, justas e resilientes.

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio