Esta Quarta feira 6 de setembro se realizou o Segundo Cyber C@fé da Rede Temática de Cultura de maneira virtual (plataforma zoom).
Nesta Rede a gente vem trabalhando com base no princípio 4 da Carta de Cidades Educadoras que fala sobre o Acesso à Cultura, valorizando o papel da cidade educadora na promoção do direito à cultura e a participação de todas as pessoas na vida cultural da cidade como vía de inclusão, de fomento do sentimento de pertença e de boa convivência.
Especificamente, trabalhamos em torno ao eixo “Direito à cultura na era digital” e refletimos sobre o mesmo e as dimensões que tem tomado o uso da “inteligência artificial” na vida da cidade e a cidadania, de jeito tal de repensar as cidades na abordagem dos novos desafíos que - conforme a tecnologia avança- nos permitam garantir que todas as pessoas tenham acesso à cultura, à informação e o conhecimento de maneira equitativa e sustentável.
Para o desenvolvimento da temática contamos com a presença de Joan Manuel Del Pozo, Doutor em Filosofia pela Universidade de Barcelona e Professor emérito da Universidade de Girona.
A partir de sua guía abordamos diversas temáticas e refletimos sobre o impacto da Inteligência Artificial na cidade educadora e os desafios com que ela nos enfrenta. Dentre eles encontramos a manipulação da informação e os dados para fins espúrios, a modelação de condutas, a difusão de responsabilidades, a vulneração da privacidade e, por extensão, a profunda afectação ao pluralismo característico de todo sistema democrático, dentre outros grandes desafios. A cultura emerge, neste contexto, como uma defesa contra essas ameaçadoras forças e como um repositório que nos brinda um horizonte ético para a utilização da tecnologia e a incorporação da mesma às nossas vidas.
Após a sua intervenção, contamos com a presença de convidados/as especiais os quais, a partir de interessantes perguntas, geraram um diálogo dinâmico com o expositor: a Dra. em Ciências da Educação Maria Silvia Serra, a jornalista Patrícia Dilbert e o Secretário de Vitória de Santo Antão, Aderval Barros.
Cabe destacar que o Cyber C@fé contou com a participação de mais de 28 cidades latinoamericanas de Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e México. Somos imensamente gratos aos participantes deste Cyber C@fé de Aprendizagens e esperamos que este debate sobre o uso da denominada “inteligência artificial” aporte à reflexão das cidades educadoras respeito de como garantir o acesso, a educação, a preservação e a ética no uso das tecnologias para garantir o direito à cultura na era digital.
¡Não esqueçam de nos seguir em nossas redes e ficar atentos/as às novidades!
Instagram e Youtube: @ciudadeseducadorasla
Twitter: @CE_AmLatina
Para reviver este Cyber C@fé assim como os anteriores encontros você pode ir ao Espacio Virtual da Rede Temática de Cultura (você deve fazer login como convidado), a nossa plataforma de e-learning onde diversos governos locais recorrem a diferentes ferramentas para o desenvolvimento do processo de aprendizagem e para o intercâmbio no marco de espaços colaborativos e grupos de trabalho multidisciplinares. Lembre-se que você pode escolher o idioma do vídeo.
Convidamos você a conhecer este espaço e acessar aos recursos disponíveis!
