2da Reunião da Rede Argentina de Cidades Educadoras 2022

Os dias 6 e 7 de dezembro desenvolveu-se a Segunda Reunião da Rede Argentina de Cidades Educadoras (RACE) sob o eixo temático “Como educa a cidade” e na modalidade presencial. Neste encontro, representantes de diversos municípios de todo o país reuniram-se no Centro Patrimonial Artístico Cristoforo Colombo na cidade de Godoy Cruz para compartilhar experiências educadoras e continuar trabalhando para construir melhores cidades.

A bem-vinda e abertura do evento foram realizadas por Tadeo García Zalazar, Prefeito de Godoy Cruz, Nicolás Cuesta, Prefeito de San Justo (cidade coordenadora da RACE) e Laura Alfonso, Diretora da Delegação para América Latina AICE.

Imagem
2da Reunión de la Red Argentina de Ciudades Educadoras 2022

 

Posteriormente, desenvolveu-se a conferência “Como educar através da arte” a cargo de Ernesto Suarez, ator e Diretor do Teatro Argentino, “Chanti” Santiago González Riga, artista, desenhista e cartunista e Guillermo Ríos, Doutor em Ciências Sociais e gestor cultural, com moderação de Diego Gareca, Diretor de Cultura e Industrias Criativas de Godoy Cruz.

O dia 7 de dezembro começou com a Mesa de Prefeitos e Prefeitas “Experiências, avanços e potencialidades no desenvolvimento educativo local através da inovação, a tecnologia, a arte e a cultura”. Na mesa estiveram presentes Ariana Viola, Prefeita de Alejandro Roca; Carolina Basualdo, Prefeita de Despeñaderos; Natalia Sánchez, Prefeita de El Trébol; Walter Marcolini, Prefeito de General Alvear; Tadeo García Zalazar, Prefeito Godoy Cruz; Nicolás Cuesta, Prefeito de San Justo; Leonel Chiarella, Prefeito de Venado Tuerto.

Concluída esta mesa de intercâmbio, chegou-se a uma Declaração de Compromissos das Cidades Educadoras Argentinas, dando continuidade ao texto acordado no V Encontro de Cidades Educadoras 2021 em Venado Tuerto.

 

Imagem
2da Reunión de la Red Argentina de Ciudades Educadoras 2022

O painel “Inovação e educação na cidade” contou com a participação de Ana Sisti, Reitora da Faculdade de Educação da UNC, com sua apresentação “Como educa a universidade na cidade”; Javier Tarulla, Diretor do Laboratório Público-Privado, GDFE y RIL, com sua apresentação “O trabalho público-privado” e Adriana Yeranopulos, Diretora de Educação e Gestão de Emprego de Godoy Cruz, que apresentou “O desafio da educação para potenciar a matriz produtiva local”. A moderação o painel esteve a cargo de Martín Appiolaza, Diretor de Relações Institucionais de Godoy Cruz.

Imagem
2da Reunión de la Red Argentina de Ciudades Educadoras 2022

Além disso, abriu-se um momento de intercâmbio no marco do Workshop de intercambio de experiências. Nele, representantes dos governos locais, divididos por grupos, apresentaram uma experiência de sua cidade sublinhando os aspectos mais relevantes e identificando aprendizagens e desafios que fortalecem a dimensão educadora da mesma.

Imagem
2da Reunión de la Red Argentina de Ciudades Educadoras 2022

O encerramento da atividade realizou-se com uma visita e passeio no Centro de Inovação Educativa Conectar LAB Mendoza. Para mais informação sobre suas atividades, podem ingressar à sua página de Facebook: https://www.facebook.com/conectarlabmendoza/.

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio