São Carlos celebrou o Dia Internacional da Cidade Educadora

Para comemorar o Dia Internacional das Cidades Educadoras, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, nesta quinta-feira (30), uma ação na Biblioteca Amadeu Amaral, com alunos da rede municipal e participação do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC).

Imagen
São Carlos celebrou o Dia Internacional da Cidade Educadora

Dia 30 de novembro foi escolhido para celebrar, pois marca a data do lançamento da Carta das Cidades Educadoras. Uma Cidade Educadora reconhece, promove e exerce um papel educador na vida das pessoas. Sua função vai além das tradicionais. As diferentes políticas, espaços, tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, capazes de apoiar o desenvolvimento de todo potencial humano.
São Carlos compõe a Rede Brasileira de Cidades Educadoras desde 2005, ao lado de outros 15 municípios brasileiros. No mundo, cidades de trinta e seis países, de cinco continentes compõem a Associação das Cidades Educadoras. “Quando São Carlos assumiu o compromisso, se comprometeu de fazer da cidade um espaço educativo, não só para os alunos matriculados, mas para que todos os cidadãos possam usufruir da cidade e que a cidade possa oferecer diversos espaços educativos para formar seu cidadão. Desde 2005, a cidade tem tentando ser essa cidade educadora”, afirmou Caio Henrique Silveira da Silva, professor e coordenador do Cidades Educadora no município.

Em 2017, 1.500 alunos da rede municipal de educação infantil, ensino fundamental e de jovens e adultos estiveram em atividades fora das escolas. “Reativamos a participação de São Carlos na Cidades Educadoras. Estamos trabalhando para garantir uma educação de excelência no município. Reformamos prédios, criamos o Cento de Formação, estamos construindo novas escolas, e principalmente, ampliando o conceito de educação através de parcerias. Educação se faz em todos os espaços, com apoio de todos os segmentos”, disse Nino Mengatti,
Investir em educação é prioridade para o prefeito Airton Garcia. “O Brasil tem muitos problemas e muitas dificuldades, eu só vejo um caminho para o país resolver seus problemas e sair das dificuldades, a educação. Hoje, a Prefeitura investe mais do que a lei determina, se eu puder, vou investir cada vez mais”, afirmou o prefeito.

Os alunos que passaram pela Biblioteca puderam fazer vários experimentos, graças à parceria com o Centro de Divulgação Científica e Cultural. “Esse dia tem um significado importante, marca uma proximidade maior entre o CDCC a Prefeitura. Trouxemos uma série de experimentos científicos para demonstrar aos alunos. O trabalho do CDCC é esse, consolidar as atividades de extensão universitária, permitindo que as escolas da região tenham recursos instrucionais para a realização de experimentos”, explicou Valter Luiz Líbero, diretor do CDCC.

O estudante Henrique de Paula Gomes gostou da iniciativa. “É importante sair da sala de aula, o conhecimento é mais amplo. Tudo fica mais interessante”. Já Jhuan Reis, também “quando a gente sai da sala de aula, a gente tem um ambiente mais amplo, principalmente conhecendo lugares novos. A gente aprende muito mais e melhora nosso estudo dentro da sala de aula”, disse ele.

 

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Acceda a las últimas noticias de la Delegación y temas relacionados.

¿Cómo asociarse?

Completa la solicitud

Aula virtual

Acceder ahora

Juega con Ciudades Educadoras