Villa Ocampo implementa um “Programa Integral de Ação Ambiental”


A Prefeitura de Villa Ocampo (Argentina), integrante da Rede Argentina de Munícipios para as Mudanças Climáticas (RAMCC) e membro da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), vem implementando um Programa Integral de Ação Ambiental que compreende várias atividades relacionadas ao cuidado do ambiente, reciclagem e eliminação de resíduos sólidos urbanos, valorização da floresta pública, entre outras ações.

Imagem
Villa Ocampo implementa un Programa Integral de Acción Ambiental

A conformação da Cooperativa de Trabalho “A Esperança”, integrada por pessoas que já realizavam tarefas de recuperação de resíduos no lixo a céu aberto, permitiu pôr em funcionamento a planta recicladora do novo Centro Ambiental Regional GIRSU; fornecendo-lhes um ambiente laboral mais saudável, provendo-lhes de todos os elementos de trabalho e segurança a cada integrante, além de os ter capacitado em questões de organização de empresa cooperativa, comercialização do produto reciclado e operacionalidade do equipamento cedido pelo município.

Por sua vez, realizaram-se mudanças no serviço de colheita de resíduos urbanos, estabelecendo as “Quartas-Feiras Verdes” para coletar os identificados como secos ou inorgânicos, incorporando a prática de separação na origem. Para isso, desenvolveu-se uma ampla campanha de conscientização que abrangeu toda a população, e que incluiu também informações sobre como aplicar a compostagem em cada domicílio para a disposição e uso útil dos resíduos húmidos e orgânicos.

Para reforçar a conscientização cidadã, realizam-se palestras ambientais em estabelecimentos escolares; e, periodicamente, em distintos espaços públicos habilitam-se “Pontos Limpos” onde são realizados eco-canjes. Convoca-se aos vizinhos para que depositem resíduos secos ou inorgânicos em campanhas recicláveis e, em troca, são entregadas sementes e mudas para hortas familiares, e chip de lenha para adubo.

De outra parte, implementaram-se Oficinas Ambientais destinadas a instituições intermédias e empresas, onde são fornecidas determinadas orientações para que possam obter a qualificação de “Selo Verde”, categorizando-se como entidades que sustentam no tempo as ações que são pilares da política ambiental da cidade. Além disso, conjuntamente com o Instituto Superior 9094 “Gral. Manuel Obligado”, abriu-se uma instância de capacitação para promotores ambientais, que, cumprimentando com os conteúdos do curso, poderão acessar a uma certificação oficial que permite continuar a prestar serviços comunitários de difusão, assessoramento e toma de consciência cidadã relacionado com o cuidado do ambiente.

Em relação à valorização e preservação do arborizado público, motiva-se o compromisso dos jovens com o plantado de espécies nativas providas do Viveiro Inclusivo Municipal, através do programa “Um Formado, Uma Árvore” no qual participam todos os estudantes do último ano do ensino médio, e a campanha “Plantando vida, semeando futuro” destinada a instituições da comunidade relacionada com o ambiente juvenil.

Este Programa Integral de Ação Integral surge a partir do compromisso assumido pelo município ocampense, acompanhando e desenvolvendo ações para trabalhar junto a entidades e vizinhos da comunidade no caminho rumo a uma cidade ambientalmente segura, economicamente sustentável e socialmente justa. No entendimento de que as cidades são um pilar fundamental na luta contra a mudança climática, porque compreendem como ninguém as necessidades e limitações dos seus territórios, motivo pelo qual podem projetar e implementar ações mais eficientes.

Enviar mensaje por WhatsApp

Boletín

Como se inscrever?

Completar a solicitude

Brinque com Cidades Educadoras

Comece o desafio