No passado 27 de junho no marco do Dia do Ambiente realizou-se o Diálogo educador “Os direitos da natureza”, onde se refletiu em torno dos avanços das diferentes cidades educadoras na implementação de políticas e leis que reconhecem e protegem os direitos da natureza.
A cidade Villa Ocampo, Argentina, participou comentando as experiências que se levam adiante desde o município, particularmente focada na promoção e a valorização do Sítio Ramsar "Jaaukanigás" e em políticas públicas implementadas para a conservação do habitat.
Na última década, esta cidade do noroeste santafesino esteve desenvolvendo uma série de acções que a coloca como referente do resgate da identidade cultural e do cuidado ambiental do humedal “Jaaukanigás”, reconhecido internacionalmente por sua biodiversidade, conseguindo sua visibilidade local e regional, e chegando a ser considerado como um dos destinos turísticos emergentes de maior interesse a nível nacional.
A cidade está trabalhando desde o paradigma do desenvolvimento sustentável com grandes conquistas, como a criação da Reserva Natural Municipal “El Pindó”, do Circuito Ecoturístico a Porto Ocampo e do projeto do Parque Temático Faro del “Jaaukanigás”.

Além disso, com o objetivo de alcançar uma cidade ambientalmente segura, economicamente sustentável e socialmente justa, implementou-se no nível local um Plano de Ação pelo Clima (PAC), com a simultânea posta em funcionamento do Centro Ambiental Regional GIRSU para o tratamento integral dos resíduos urbanos. Isto foi feito focando-se na cidadania, a qual se invólucro mediante capacitações, oficinas ambientais, palestras, entre outros.

A cidade tem uma abrangente lista de ações que fazem para melhorar a realidade de todos seus cidadãos, e é por isso que resulta de vital importância compartilhá-lo para que todas as cidades possam-se ver inspiradas e motivadas a fazer experiências similares!
Para reviver o diálogo, acesse o seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=7KXKTzyQbsw.