Cochabamba é uma cidade localizada no centro da Bolívia com uma população de mais de 850.000 habitantes. Cidade Educadora desde 2021, nos últimos anos o Governo Autônomo Municipal de Cochabamba, através da Direção de Desenvolvimento Produtivo, vem desenvolvendo de forma anual e constante, a promoção do acesso das mulheres ao emprego digno e a atividade económica, através de um Programa de Capacitação a Mulheres Empreendedoras, o qual está destinado tanto a mulheres quanto a jovens bacharéis da cidade.

Com o objetivo de fomentar e facilitar a inserção laboral de mulheres que lhes permita alcançar a autonomia econômica, esse programa é conformado de uma grande variedade de capacitações em cursos técnicos que oferecem um amplo conhecimento sobre um setor. Entre as instituições envolvidas no mesmo, é possível mencionar instâncias municipais, privadas e sociais.
Com uma grande inversão, um grande grupo de mulheres e jovens é beneficiado. O programa das empreendedoras tem uma duração de 6 meses com aulas de 4 horas por dia, enquanto que, no caso dos jovens bacharéis, o programa tem uma duração de 8 meses com uma média de 8 horas por dia. No que respeita ao programa de empreendedoras, as capacitações estão divididas entre gastronomia e pastelaria, corte e confecção de vestuário e de assistência técnica. No segundo caso, os cursos estão divididos em instâncias de aprendizagem de logística e controle de armazéns, de desenho gráfico e comércio eletrônico e de construção civil e instalações técnicas domiciliares.