Sob o lema “A participação da infância na Cidade Educadora”, no dia 30 de novembro celebrou-se o Dia Internacional da Cidade Educadora em toda a América Latina — uma jornada dedicada a reconhecer, tornar visível e fortalecer o papel fundamental de meninas e meninos como atores ativos na construção de cidades mais inclusivas, criativas e democráticas.


Cidade Educadora León (México)


Cidade Educadora Rosario (Argentina)
Nesse contexto, diversas cidades educadoras da região realizaram múltiplas atividades que colocaram a infância no centro da cena, convidando-a a opinar, propor e participar de experiências coletivas. Entre elas estão: Ceres (Argentina), Gualeguaychú (Argentina), Despeñaderos (Argentina), Rosario (Argentina), El Trébol (Argentina), Medellín (Colômbia), Caguas (Porto Rico), Montevidéu (Uruguai), Mauá (Brasil), Playa del Carmen (México), León (México), Cañada de Gómez, entre outras.


Cidade Educadora Cañada de Gómez (Argentina)


Cidade Educadora Caguas (Puerto Rico)
As celebrações se concentraram em propostas que promoveram a escuta ativa, a criatividade, o brincar, a participação cidadã e a apropriação dos espaços públicos pelas infâncias.


Cidade Educadora Ceres (Argentina)


Cidade Educadora Gualeguaychu (Argentina)
Como todos os anos, muitas cidades iniciaram a jornada com atos oficiais, leitura da Declaração do Dia Internacional e espaços de diálogo onde meninas e meninos puderam expressar suas ideias sobre o presente e o futuro de seus territórios.


Cidade Educadora Despeñaderos (Argentina)
A partir da Delegação para a América Latina da AICE, realizou-se o Diálogo Educador Virtual para a Ação “Aprender a cidade: uma corresponsabilidade coletiva”, conduzido pelo urbanista e arquiteto Andrés Borthagaray, no qual as cidades de Medellín (Colômbia), León (México) e Curitiba (Brasil) compartilharam projetos inovadores que impulsionam a participação infantil como motor de cidadania e de aprendizagem comunitária.


Cidade Educadora Playa del Carmen (México)


Cidade Educadora El trébol (Argentina)
Com enorme entusiasmo, celebramos mais uma vez o compromisso dos governos locais e de toda a comunidade em fortalecer a educação como um processo coletivo, aberto e transformador. A participação da infância não apenas enriquece a vida urbana, mas reafirma o sentido profundo da Cidade Educadora: uma cidade que escuta, que cuida e que constrói futuro sem deixar ninguém para trás.


Cidade Educadora Maua (Brasil)


Cidade Educadora Medellin (Colombia)

Cidade Educadora Montevideo (Uruguay)
Não deixem de nos seguir nas redes sociais para acompanhar todas as novidades!