Espaço disruptivo de aprendizado criativo, leitura e autoria, que abrange literatura, educação, cultura, artes, tecnologia e jogos, indo do impresso ao digital. Com essa iniciativa, Passo Fundo se consolida como um centro regional de cultura, educação e inovação. O projeto está localizado em uma antiga estação ferroviária (Gare), situada em um ponto histórico da cidade, reconvertida em um espaço cultural e tecnológico, que se destaca pelo forte foco em tecnologia -particularmente na área da informática-, videogames, ficção científica e fantasia. Conta com uma coleção, permanentemente atualizada, de jogos de mesa, jogos de RPG, cartas, eletrônica, computadores, tablets, impressoras 3D, kits de robótica, literatura infantil, juvenil e adulta, jornais digitais e impressos, quadrinhos e mangás. Esta coleção tem como objetivo, por um lado, promover ações criativas, sejam práticas individuais ou coletivas, de jogos condizentes com as peculiaridades do mundo contemporâneo; e, por outro, incentivar um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, a partir da perspectiva da interdisciplinaridade, da ludicidade e do entretenimento, desenvolvendo um conceito amplo de narrativa e cultura digital sustentado na tríade educação-cultura-tecnologia, por meio da cultura geek.

O projeto baseia-se no “Aprendizado Criativo”, uma teoria que chama ao pensamento criativo – Espiral do Pensamento Criativo – baseada em quatro princípios metodológicos, também conhecidos como “as 4 Ps do Aprendizado Criativo”: projeto, paixão, parcerias e pensamento implementado por meio do jogo.

Foi inaugurado em 2020, durante uma pandemia. Desde a sua inauguração, o espaço recebeu gratuitamente mais de 10.000 aventureiros e aventureiras (participantes).

Para conhecer as boas práticas das cidades educadoras que inspiram, assim como a de Passo Fundo, visite o novo banco de experiências.
Não se esqueçam de nos seguir em nossas redes para ficar por dentro das novidades!
Twitter: @CE_AmLatina
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA