“O Encontro de Fiandeiras” é um espaço que promove a Prefeitura de Esquel, Argentina, que reúne a mais de 100 artesãs de toda a região e a província para fortalecer o intercâmbio intergeracional de saberes ancestrais da fiação e o tecido, promovendo a identidade cultural e o desenvolvimento econômico local.
Este encontro é um dispositivo de formação para todas as mulheres que, através do intercâmbio de ferramentas e saberes, valorizam sua labor como artesãs e fortalecem sua inserção no mercado. Através de oficinas, palestras e espaços de reflexão, as fiandeiras compartilham experiências, fortalecem seus empreendimentos e preservam seu patrimônio cultural e ancestral.
A experiência habilita e cria espaços onde se dá lugar e se pondera a voz das artesãs, as quais num plenário, expressam seus sentires e necessidades; outro ponto de suma importância á a revitalização e fortalecimento do saber do fiado e o tecido, saberes que são parte do patrimônio intangível e tangível do povo mapuche-tehuelche.
Esta experiência foi apresentada no Encontro da Rede Argentina de Cidades Educadoras no passado 9 de setembro no eixo “Cidades que promovem valores para a convivência e o bem comum”. O projeto é uma iniciativa conjunta entre diferentes áreas da Municipalidade de Esquel, a Provincia de Chubut e diversas instituições como o INTA e a Fundação Manos Patagónicas. Esta articulação interinstitucional permite potenciar o desenvolvimento da produção artesanal e cultural da região.
Celebramos o crescimento e a continuidade desta experiência que democratiza os espaços de formação e visibiliza as identidades da região valorizando e potenciando seus saberes ancestrais.
Para saber mais desta experiencia visite:
https://bidce.org/sites/vii-encuentro-race/experiencia/13


Não esqueçam de nos seguir em nossas redes para ficar atualizados nas novidades!
Instagram: @ciudadeseducadorasla
Youtube: @CiudadesEducadorasLA
Twitter: @CE_AmLatina